Os Campeonatos do Mundo já lá vão, agora é tempo do pelotão viajar até França para a disputa dos Campeonatos da Europa. Amanhã é dia de todas as provas de contra-relógio individual, começando bem cedo com os junioes, passando pelos sub-23 e terminando com os elites. Juniores masculinos, sub-23 e elites vão fazer o mesmo percurso, 24 quilómetros de um traçado maioritariamente plano, apenas com um final mais complicado, coincidindo com uma subida de 1100 metros a 5,2%. As juniores femininas farão apenas 12,2 kms, reduzindo a fase de plano antes da subida final.



Olhando para a lista de participantes, Remco Evenepoel chega diretamente do Ruanda, após uma viagem de longa duração nos últimos dias, para tentar somar mais um título europeu. O campeão olímpico e do Mundo tentará ultrapassar o cansaço e o jet lag e irá ter pela frente nomes como Filippo Ganna, Joshua Tarling, Stefan Kung, Mads Pedersen, Daan Hoole e os portugueses João Almeida e Nelson Oliveira. De todos estes nomes, apenas Kung esteve nos Mundiais. Muita expectativa para ver Jakob Soderqvist a batalhar contra os elites.

Nas elites femininas, Marlen Reusser vai tentar o 4º título europeu da carreira e juntar este ao título mundial conseguido na semana passada. A ciclista helvética é, de longe, a principal favorita, numa lista onde se destacam Juliette Labous, Anna Henderson, Mischa Bredewold e Christina Schweinberger. A representar Portugal estará Daniela Campos.

Entre os sub-23 masculinos, o francês Maxime Decomble vai tentar dar um título à nação caseira, depois de um 3º lugar nos Mundiais. O jovem gaulês terá como principais rivais Matthias Schwarzbacher, Hector Alvarez, Mads Landbo, Jonathan Vervenne e Nicolas Milesi. Nas sub-23 femininas, onde Portugal terá a representação de Beatriz Roxo, esperamos um duelo entre a vice-campeã do Mundo Viktória Chladonová, Paula Blasi, Alena Ivanchenko, Anniina Ahtosalo, Federica Venturelli e Justyna Czapla.



Por fim, as primeiras categorias a partir são os juniores e, do lado masculino, Portugal irá contar com a presença de Gonçalo Rodrigues e Gonçalo Costa. Os principais favoritos são o campeão do Mundo Michael Mouris, Vilgot Reinhold, Conor Murphy e Janek Jackowiak. Nas juniores femininas, é expectável mais um duelo entre a campeã do Mundo Megan Arens, Paula Ostiz, Oda Aune Gissinger e Roos Müller, as primeiras classificadas do recente Mundial.

By admin