A chegada do fim de semana trazia a etapa mais decisiva do Tour of Guangxi, um dia com uma chegada em alto, mais concretamente em Nongla (3.2 kms a 7.2%). Todo o pelotão sabia da importância deste dia, pelo que a fuga formou-se com facilidade, sendo composta apenas por roladores Tom Paquot, Ryan Gibbons, Mathias Norsgaard e Haoyu Su.



Este quarteto até entrou na frente na subida final, mas o pelotão mediu bem as distâncias e impediu qualquer surpresa. Numa altura em que ainda havia fuga, a 2,4 kms do fim, surgiam os primeiros ataques, por intermédio de Mikkel Honoré, Ben Zwiehoff e Paul Double. Rapidamente chegaram à frente e, à entrada do quilómetro final, Double decidiu arriscar. O britânico ficava isolado em busca da vitória. Atrás surgiram muito de ataques, principalmente com o combativo Jan Christen, mas a diferença para a frente era já irrecuperável.

Double mostrou-se muito forte, não teve quebras, e no alto festejou o triunfo mais importante da sua carreira. O ciclista da Jayco AlUla venceu com 9 segundos de vantagem para Victor Lafay e 11 para um grupo liderado por Honoré, que entretanto tinha sido apanhado por Jørgen Nordhagen, Cian Uijtdebroeks e Jhonatan Narváez.




Ivo Oliveira foi 59° a 3:14 e Rui Oliveira 119° a 11:36. Na geral, e à falta de uma etapa que deve ser discutida ao sprint, Double lidera com 15 segundos de vantagem para Lafay e 16 para Narváez.

By admin