As clássicas não param em solo italiano e belga, hoje com a disputa da Tre Valli Varesine e Binche-Chimay-Binche, respetivamente, a animar o pelotão internacional. Para uns a preparação para a Il Lombardia, para outros a preparação para o Paris-Tours, duas das competições mais importantes deste final de época.

Em Itália, o pelotão estava recheado de estrela e pronto para realizar um duro circuito em torno da cidade de Varese, num dia com mais de 3500 metros de desnível acumulado positivo. UAE Team Emirates, que contava com João Almeida, e Movistar controlaram a corrida durante todo o dia, não permitiram muitos ataques e tudo isto levou a um sprint num grupo com pouco mais de 20 unidades, após 196 quilómetros de prova.



Depois de um ataque de Vincenzo Nibali na subida final, Enric Mas fez a aproximação à meta e, involuntariamente, fez o lançamento perfeito para Tadej Pogacar. Saído da roda do espanhol, o esloveno sprintou para o triunfo, mostrando-se mais que pronto para a Il Lombardia. O campeão colombiano Sergio Higuita foi 2º à frente de Alejandro Valverde, que somou mais um pódio neste final de temporada. João Almeida foi 64º a 6:29.





Há mesma hora, na Bélgica, Remco Evenepoel corria, pela primeira vez, com a camisola de campeão do Mundo, um dia onde tentou a sua sorte a mais de 90 quilómetros do fim, mas sem sucesso. Como é habitual nas corridas belgas, os ataques foram constantes, os favoritos mexeram-se todos de longe e isso dinamitou, por completo, a corrida.

Trazendo a boa forma dos Campeonatos do Mundo, Christophe Laporte esteve perfeito na leitura de corrida, primeiro estando numa movimentação de 20 ciclistas e depois atacando com Rasmus Tiller, isto a apenas 11,5 quilómetros do fim. O francês e o norueguês entenderam-se na perfeição, foram aumentando a sua vantagem e discutiram o triunfo entre si.



A chegada a Binche é feita em piso empedrado e foi aí que Laporte fugiu para o triunfo. Arrancou a 600 metros do fim para a 5ª vitória do ano. Tiller foi 2º e, a 8 segundos, Hugo Page foi 3º, liderando o grupo perseguidor. Na sua última prova oficial em solo belga, Philippe Gilbert terminou em 6º.

By admin