O fim-de-semana chegou na Volta a Catalunha e com a etapa rainha da competição! Apenas 155 quilómetros mas mais de 4000 metros de desnível acumulado positivo, com subidas duríssimas à espera dos ciclistas. Mal se deu o tiro de partida, Hugh Carthy e Bauke Mollema atacaram para a fuga do dia. Apenas dois ciclistas que serviram de “isco” para o pelotão que, primeiro comandado pela UAE Team Emirates e depois pela Visma|Lease a Bike anulou os fugitivos a 72 quilómetros do fim.



Esse momento marcou o início da grande subida do dia, a categoria especial do Coll de Pradell. Subida muito mas muito dura que reduziu o grupo dos favoritos a apenas 12 ciclistas, entre os quais Tadej Pogacar, João Almeida, Mikel Landa, Lenny Martinez, Aleksandr Vlasov e Enric Mas. Os grandes ausentes do top-10 da geral eram Sepp Kuss e Wout Poels. Estes dois chegaram a estar a mais de 1:20, a Visma organizou-se e, na descida que se seguiu, a junção foi feita.

Para mal dos ciclistas, acabava-se uma descida e iniciava-se uma nova subida, a Collada de Sant Isidre. A Movistar apareceu na frente mas foi o inevitável Tadej Pogacar a desferir um ataque fatal. 30 quilómetros para o fim e o esloveno já estava em solitário, perspetivando-se uma nova vitória em etapa com mais um grande solo. Mikel Landa era quem mais se aproximava, o basco viria a receber a companhia de Egan Bernal um pouco mais à frente e este duo uniu esforços.



Os quilómetros iam passando, Pogacar ia fazendo o seu contra-relógio individual e entrou na subida final com 40 segundos de vantagem para Landa e Bernal, 1:10 para Mas e 2:10 para o grupo dos restantes ciclistas do top-10, incluindo João Almeida. Até ao final, nada se alterou na frente, vitória para Pogacar, a 3ª na Volta a Catalunha. A 57 segundos, Bernal e Landa completaram o pódio. João Almeida fez uma grande subida final, acabando em 7º a 2:18. Na geral, Pogacar tem 3:31 de vantagem para Landa e 4:53 para Bernal. João Almeida subiu de 10º a 9º.

By admin