Está dado o tiro de partida da 86ª edição da Volta a Portugal! Às 15:35, Diogo Narciso foi o primeiro ciclista a fazer-se à estrada para o curto prólogo de 3400 metros na cidade da Maia. Cade Bickmore com 4:01 marcou o primeiro ponto de referência, o norte-americano ainda esteve bastante tempo no hot seat, até ver o jovem Pau Martí retirar a liderança por menos de 1 segundo. Vários ciclistas iam-se aproximando, o esforço era muito curto, mas ninguém conseguia bater estes registos.

Foi preciso esperar por Daniel Dias. O ciclista da Rádio Popular – Paredes – Boavista parava o relógio em 3:58, o primeiro ciclista a baixar dos 4 minutos de esforço. Artem Nych e Miguel Salgueiro ficaram a menos de 1 segundo, a emoção estava ao rubro e mais ficou com a chegada dos últimos 3 ciclistas! Jens Verbrugghe com 3:55 era o novo melhor registo mas nem chegou a aquecer, já que logo de seguida chegava Iuri Leitão, terminando com 3:54.



O mesmo aconteceu com o português da Caja Rural-Seguros RGA, pois faltava chegar Rafael Reis e o especialista não falhou. Performance de excelência do ciclista da Anicolor/Tien21, 3:51 e melhor tempo por 3 segundos, com uma média de quase 53 km/h. Pelo 5º ano consecutivo e pela 7ª vez na carreira, Rafael Reis vence o prólogo inaugural da Volta a Portugal.

Amanhã a classificação geral promete sofrer uma revolução, com o pelotão a ter como grande dificuldade a dupla ascensão ao Santuário do Sameiro, em Braga.

By admin