Ferreira do Zêzere acolheu a partida da 8a etapa da Volta a Portugal, um dia bem mais acessível que as últimas tiradas realizadas. Velocidade supersónica na primeira hora, 48 quilómetros percorridos sem que uma fuga conseguisse ter liberdade do pelotão. Mais de 50 quilómetros percorridos, até que um numeroso grupo conseguiu fugir. Ficavam na frente Rubén Fernández, Joseba López, Rotem Tene, Francisco Campos, Ailetz Lasa, Samuel Boardman, Nicolás Tivani, Carlos Oyarzún, Jorge Gálvez, César Martingil, Ángel Sanchez, Aleksandr Grigorev, António Ferreira, Edgar Curto, Unai Esparza, Diogo Gonçalves, Ivo Pinheiro, Hélder Gonçalves, Gonçalo Amado, Gaspar Gonçalves, João Medeiros, Hugo Nunes, Adam Lewis, Sean Christian e Cian Keogh.
Fuga numerosa, muitas equipas representadas na frente e nenhum perigo na geral reuniram as condições perfeitas para a fuga resultar. Tivani foi passando na frente as metas volantes e Hugo Nunes as contagens de montanha mas sempre com harmonia no grupo, sem ataques tudo se decidiu na rampa final de Santarém.
No difícil sprint, o israelita Rotem Tene impediu o segundo triunfo de Nicolas Tivani na Volta a Portugal e venceu pela primeira vez como profissional na carreira! 4° triunfo para a Israel Premier Tech Academy na prova nacional. A 2 segundos, Francisco Campos completou o pódio. O pelotão chegou a 2:22 liderado por Raul Rota e com Artem Nych a a seguir confortável na liderança.