Mais um dia totalmente plano no UAE Tour e, quando parecia que teríamos outra etapa bastante calma, com VF Group – Bardiani e Team Solution Tech – Vini Fantini a voltarem a colocar múltiplos elementos na fuga do dia, eis que Tadej Pogacar decidiu animar a corrida. Sim, leram bem! O campeão do Mundo e líder da prova decidiu atacar a 148 quilómetros do fim, com Domen Novak, Lennert van Eetvelt e Victor Langelotti, juntando-se ao quinteto que estava na frente de corrida. Com um grupo muito mais perigoso na frente, o pelotão teve de entrar ao trabalho mais cedo.
A vantagem nunca chegou a ser de 3 minutos, a etapa foi feita sempre a alta velocidade e o trabalho da Alpecin – Deceuninck, Jayco AlUla, Lidl – Trek e Soudal Quick-Step teve sucesso a 39 quilómetros do fim, quando o pelotão voltou a rolar compacto. Para trás, várias horas de alta velocidade e Pogacar, o líder da prova, a lutar pelos sprints intermédios e a colocar as equipas dos sprinters sob ameaça de não terem a disputa da vitória.
Durante alguns quilómetros, o ritmo abrandou e a calma reinou no grande grupo. Com as estradas muito largas e os muitos comboios na frente, a velocidade voltou a aumentar nos derradeiros 10 quilómetros e a 3400 metros do fim uma queda a meio do pelotão envolveu cerca de 10 ciclistas, incluindo Carlos Rodriguez, Pablo Castrillo e Felix Gall. Pelotão cada vez mais alongado, velocidade elevada e duas curvas na parte final levaram a uma nova queda do grande grupo. Luka Mezgec arriscou na última curva, conseguiu uma pequena vantagem e foi apenas no sprint final que foi apanhado.
Jonathan Milan lançou o sprint da frente, só que na roda do italiano vinha Tim Merlier e, pela primeira vez esta semana, o campeão da Europa conseguiu erguer os braços. Com um sprint muito forte, Merlier venceu a 5ª etapa do UAE Tour à frente do surpreendente Matteo Malucelli e Jonathan Milan. Num dia diferente, Pogacar segue líder da prova.