Amstel Gold Race 2019 - 54th Edition - Maastricht - Berg en Terblijt 265.7km - 21/04/2019 - Peter Sagan (SVK - Bora - Hansgrohe) - photo Dion Kerckhoffs/CV/BettiniPhoto©2019

A maior prova americana de ciclismo não irá ser realizada em 2020, enfrentando um futuro incerto. O Tour da Califórnia é a única prova que é organizada nos Estados Unidos da América que consta no calendário World Tour, sendo esta, uma prova super importante para o país. A presidente da corrida, Kristin Klein, referiu que o modelo de negócio imposto nesta prova era difícil de sustentar financeiramente. Como tal, terá que haver uma reavaliação para a possível retoma da prova em 2021.

Desde 2006 que esta prova é realizada nos Estados Unidos da América, contando já com muita história de corrida. Começou como prova de categoria 2.1 e em 2007 saltou no ranking para 2.HC. Em 2010, mudou-se a data de corrida, de Fevereiro para Maio, o que se veio manter até este ano.



Em 2015, os organizadores decidiram criar uma corrida feminina pela primeira vez. No ano seguinte, a prova passou a ser considerada parte do programa do WorldTour feminino. Em 2017 a corrida masculina passou a WorldTour, tornando esta a única corrida dos Estados Unidos com corrida de masculinos e femininas no nível máximo do ciclismo.

Esta prova que é conhecida também por pagar os mesmos prémios de corrida, tanto a ciclistas masculinos como na prova feminina. O recordista de vitórias em etapa é Peter Sagan, que detém 17 vitórias! Levi Leipheimer foi o ciclista que conquistou mais classificações gerais, com três triunfos.



Tadej Pogacar venceu a edição de 2019 e Egan Bernal a geral individual do ano transato. George Bennett, Alaphilippe, Peter Sagan, Bradley Wiggins e Van Garderen foram também vencedores desta prova. Podemos ver que a prova contém sempre grandes nomes do pelotão internacional, muito devido à grande ascensão que a corrida teve.

Existe sempre uma grande competitividade na prova americana, com etapas de grande qualidade, contudo, uma coisa é certa, não irá haver competição em 2020! No entanto, a federação de ciclismo dos Estados Unidos já anunciou que iria ajudar a reunir os recursos e apoios necessários para reerguer este evento, que é tão importante para o país.

By admin