Volta a Portugal – Edição Especial contará com 15 equipas e um pelotão de 105 ciclistas

Com o traçado inteiramente conhecido, faltava apenas saber que equipas iriam disputar a encurtada edição da Volta a Portugal 2020, denominada Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa, que será disputada entre 27 de Setembro e 5 de Outubro.

A Federação Portuguesa de Ciclismo anunciou há pouco que serão 15 as equipas, num pelotão composto por 105 unidades. Como era expectável estarão à partida as 9 equipas Continentais portuguesas, para as quais esta corrida tem uma importância enorme.




Ainda haverá mais uma formação inteiramente portuguesa, neste caso a Equipa Portugal, da responsabilidade da selecção nacional. Será maioritariamente composta por corredores sub-23 que representem equipas de clube ou equipas estrangeiras. A última vez que tinha acontecido esta selecção nacional foi em 2014, num elenco que tinha Nuno Meireles, José Gonçalves, David Rodrigues e Joaquim Silva, estes 4 elementos ainda fazem parte do pelotão nacional.

O pelotão será completo por 5 equipas ProTeam, ou Profissionais Continentais como são mais conhecidas, do 2º escalão da hierarquia Mundial. A Arkea-Samsic repete a presença de 2019 (na altura veio com Maxime Daniel, Brice Feillu, Thibault Guernalec ou Clement Russo) e uma boa novidade será a Nippo Delko Provence, chefiada por José Azevedo, e com José Gonçalves no plantel.




José Neves e Ricardo Vilela, também deverão estar presentes se tudo correr como planeado, dado que a Burgos-BH é outra das formações convidadas, a par da Caja Rural-Seguros RGA, 2 equipas já habituais em estradas portuguesas. O lote de equipas fica completo com a Rally Cycling, e caso a formação norte-americana venha na sua máxima força muito cuidado com Colin Joyce, Gavin Mannion ou Robin Carpenter.

A Federação Portuguesa de Ciclismo nota ainda no comunicado que teve mais pedidos de participação, o que é perfeitamente normal dado que muitas corridas foram canceladas, de mais 2 formações ProTeam e 4 equipas Continentais estrangeiras, no entanto a escolha recaiu num pelotão mais reduzido devido à situação pandémica.

Lote completo de equipas para a Volta a Portugal Edição Especial Jogos Santa Casa:

Atum General-Tavira-Maria Nova Hotel

Aviludo-Louletano

Efapel

Feirense

Kelly-InOutBuild-UDO

LA Alumínios-LA Sport

Miranda-Mortágua




Rádio Popular-Boavista

W52-FC Porto

Equipa Portugal

Caja Rural Seguros RGA

Burgos-BH

Arkea-Samsic

Nippo Delko Provence

Rally Cycling

Foto: UVP-FPC

, , , ,