Entrada no fim-de-semana de todas as decisões com um dia de muito sobe e desce, com chegada a Fafe. Teremos nova fuga vitoriosa ou o favoritos vão testar-se antes da alta montanha?

Percurso

182 quilómetros entre Viana do Castelo e Fafe é o menu do dia para o pelotão da Volta a Portugal. Primeiros 70 kms relativamente planos até à subida de Extremo (7,9 kms a 3,7%), onde o terreno começa a ser mais sinuoso, seguindo-se as subidas de Portela do Vade (5,7 kms a 4%) e Geraz do Minho (3,5 kms a 4,3%).

Esta escalada já fica a menos de 50 quilómetros do fim, a se o terreno até aqui não era fácil, o sobe e desce constante continua, com 5 pequenos topos a aparecerem nos derradeiros 30 quilómetros. O último deles coincide com a contagem de montanha em Goiães (1200 metros a 6,8%), subida que termina a 4500 metros do fim.

Passada a subida os ciclistas terão pela frente uma pequena descida, que leva à subida final para Fafe. O final de etapa é já conhecido por muitos, chegada bastante estreita, em ligeira subida e em empedrado.

Táticas

Mais uma vez, voltamos a ter o mesmo dilema dos últimos dias: pelotão ou fuga? Até agora, o pelotão tem ganho a maioria das batalhas, apenas hoje a fuga conseguiu enganar o grande grupo. Recorrendo à história mais recente, Ben King vence em fuga em 2021, tal como Rui Sousa em 2017. 2016 e 2015 viram sprints, com os italianos Francesco Gavazzi e Davide Viganò a levantarem os braços.

As oportunidades já começam a escassear, e até podemos pensar que os ciclistas se podem estar a guardar para a etapa de domingo, onde se podem fazer diferenças na Senhora da Graça, mas há corredores já algo atrasados que têm muito tempo para recuperar. Mais uma vez, tudo depende de quem irá ajudar a Glassdrive/Q8/Anicolor, caso contrário a fuga pode triunfar.

Favoritos

Kyle Murphy tem estado muito discreto nesta Volta a Portugal, apareceu na 1ª etapa em linha e pouco mais. O campeão norte-americano já sabe o que é correr no nosso país, é muito experiente e adora este terreno rompe-pernas. A Human Powered Health bem tem tentando mas os resultados não estão a surgir, amanhã pode ser a última grande oportunidade.

Tiago Machado não vai deixar a Volta a Portugal sem tentar a vitória em etapa e amanhã pode ser esse dia. O veterano ciclista tem trabalhado muito em prol da sua equipa, a jornada de amanhã é no seu terreno, um dia rompe-pernas, com bastante dificuldade, onde o combativo português poderá fazer diferenças para chegar isolado a Fafe.

Outsiders

Thomas Armstrong tem-se mostrado mais do que um sprinter, conseguindo passar muito bem as dificuldades montanhosas. Estas são as qualidades necessárias para triunfar amanhã. o britânico sabe que é a sua última grande chance e também a derradeira oportunidade para a Electro Hiper Europa sair com um resultado interessante da prova.

Esta é uma chegada ideal para Maurício Moreira, uruguaio que já esteve muito perto de vencer uma chegada com os verdadeiros sprinters. O final em subida e em paralelo beneficia-o, ainda mais, conseguindo impor um ri

tmo ainda mais forte. Este final é propício a pequenos cortes, Moreira vai querer estar na frente.

Henrique Casimiro está a acabar a Volta a Portugal muito bem. O experiente trepador da Efapel Cycling tem tentado todos os dias em que há dificuldades, mas não tem tido resultados práticos. A forma está lá, sabe que tem que atacar antes da chegada pois o empedrado não o favorece. Tem como objetivo entrar no top-10 da geral, nada melhor que fazê-lo antes de um dia de montanha.

Possíveis surpresas

Esta é a última oportunidade para muitas equipas, pois sabem que não têm puros trepadores e dificilmente irão triunfar na Senhora da Graça. Olhando para as equipas estrangeiras, a Human Powered Health tem em Robin Carpenter outro candidato, um ciclista muito parecido a Murphy e que tem já muita experiência. Não nos admirávamos de ver Txomin Juaristi novamente na fuga, o basco é muito combativo. Destaque, ainda, para Adrià Moreno, Eric Fagundez e Oliver ReesLuís Gomes tem aqui mais uma etapa perfeita para si, veremos como se encontra depois de dois dias seguidos em fuga, numa Kelly/Simoldes/UDO que também tem César Fonte como excelente opção para este dia. Tiago Antunes é outro grande candidato, a Efapel Cycling quer vencer uma etapa e vai querer ter alguém em fuga. Bruno Silva, Hugo Nunes, Alexander Grigorev e Vicente Garcia de Mateos são outros excelentes candidatos a partir da fuga. Olhando para os favoritos da geral, António Carvalho, Jesus del Pino, Angel Sanchez e Luís Fernandes podem ter uma palavra a dizer.

Super-jokers

Os nossos super-jokers são Pedro Andrade e André Ramalho.