Etapa em linha mais curta desta edição da Volta a Portugal, um dia que partiu de Santo Tirso e que, ao contrário de ontem, viu a fuga formar-se logo nos primeiros quilómetros. Grupo muito numeroso, constituído por Calum Johnston, Juan López Cózar, Joey Rosskopf, Txomin Juaristi, Asier Etxeberria, Scott McGill, Joaquim Silva, João Matias, Luís Gomes, César Martingil, Mateu Estelrich, Rafael Lourenço, Rui Rodrigues e Gonçalo Leaça.



Com 3 metas volantes, McGill e Matias continuaram a sua luta pela classificação por pontos, com o norte-americano a passar sempre na frente, aumentando em 6 pontos a diferença entre ambos. No pelotão, depois da Glassdrive/Q8/Anicolor ter iniciado o controlo, BAI/Sicasal e Java Kiwi Atlântico encetaram um perseguição mais séria.

As equipas estrangeiras não conseguiam baixar a diferença, apenas a estabilizaram, e a 50 quilómetros do fim saíram da frente, deixando a Glassdrive/Q8/Anicolor sozinha na frente, o que permitiu à fuga aumentar a sua vantagem, entrando com 5 minutos nos derradeiros 40 quilómetros, vantagem máxima que dispuseram.

A fuga foi diminuindo a sua vantagem mas entrou com 2:30 na subida para o Sameiro, mais que suficiente para discutirem a etapa. A dureza da subida fez as próprias vítimas na fuga, Luís Gomes foi o mais inconformado, tentando sair do grupo mas sempre sem sucesso. Até ao final da subida, o grupo partiu-se por completo, com Luís Gomes e Joaquim Silva a serem os primeiros a passar no topo.



As diferenças eram curtas e, na rápida descida até Braga, o duo português recebeu a companhia de Rosskopf, Juaristi, Johnston e Leaça. Muito rápido até à reta da meta, Carpenter tentou surpreender com um sprint muito longo mas Luís Gomes esperou pelo momento certo e, com um sprint muito forte venceu a etapa, mesmo com o forcing final de Gonçalo Leaça. Juaristi foi 3º.

Entre os favoritos, os ataques na subida do Sameiro foram poucos, Barry Miller e Luís Fernandes tentaram, o norte-americano ainda chegou a ter uma pequena vantagem mas o grupo chegou junto à meta, a 1:47 do vencedor. O grande derrotado do dia foi André Cardoso, que perdeu 50 segundos para o restante top-10. Frederico Figueiredo manteve a amarela.

Results powered by FirstCycling.com

By admin