Penúltima etapa e é hora da mítica subida à Senhora da Graça, este ano, com muita montanha antes.

 

Percurso

Aquela que para nós será a etapa rainha, por toda a história, por todo o simbolismo, pela dureza, pelo desgaste acumulado de 9 dias de competição e viagens. 155 kms entre Felgueiras e Mondim de Basto. Temos subidas e descida o dia todo, mas a real dureza está marcada para a 2ª metade da etapa, primeiro com o Alto da Barra, com 13.5 kms a 5.7%, depois com a subida a Barreiro, com 8.4 kms a 6.8%, e depois de uma pequena zona de plana, a entrada em Mondim de Basto, para o Alto da Senhora da Graça, com 8500 metros a 7.7% de pendente média. Últimos vencedores na Senhora da Graça: Raul Alarcon em 2017, Gustavo Veloso em 2016, Filipe Cardoso em 2015, Edgar Pinto em 2014 e Sergio Pardilla em 2013, mas raramente a etapa de Senhora da Graça teve tanta dureza antes da subida principal.

 

Favoritos

A última oportunidade para fazer grandes diferenças, a última etapa de alta montanha e as equipas e os ciclistas deixarão tudo na estrada e, esperemos, arriscarão tudo. Amanhã decidir-se-ão muitas classificações, a geral, a da montanha, a da juventude e, possivelmente, a coletiva. Com a W52-FC Porto a não mostrar o domínio de outras edições, as restantes formações quererão destronar Raul Alarcon, mas se o espanhol estiver como esteve nos dias anteriores, dificilmente o farão. É preciso um dia menos bom de Alarcon ou uma jogada táctica de mestre.

Por isso mesmo, não seria de admirar vermos mais uma enorme exibição de Raul Alarcon, se continuar com a condição física da etapa das Penhas da Saúde. A subida para a Senhora da Graça até lhe assenta melhor, João Rodrigues e Ricardo Mestre podem ajudá-lo até lá e depois até pode haver outras guerras, pelo pódio, por exemplo, que Alarcon pode aproveitar.

Joni Brandão vai estar no seu terreno, num dia com montanha e mais montanha. Vamos ver qual será a estratégia e a abordagem do Sporting-Tavira, não tendo Frederico Figueiredo e Alejandro Marque assim tão longe, será que os vai lançar ao ataque e obrigar a W52-FC Porto a perseguir ou vai esperar pela última subida e pensar também na classificação colectiva. De qualquer das formas, Joni Brandão está fortíssimo na montanha e quer também ficar com a classificação da montanha.

 

Outsiders

Edgar Pinto tem-nos parecido muito bem nos últimos dias, hoje foi o primeiro dos grandes favoritos a tomar a iniciativa de atacar, e por alguma razão foi. Está confiante e sabe que precisa de ganhar tempo para alcançar o pódio, que seria o melhor resultado na prova.

João Benta está em subida de rendimento e é outro ciclista que gosta muito da alta montanha, um puro trepador que pode ter mais alguma liberdade que os finais, pois está em 5º e pode haver alguma marcação directa. Benta esteve muito bem na subida às Penhas da Saúde e o sprint que fez hoje em Braga deixa boas indicações.

Daniel Silva conseguiu terminar com os melhores hoje e é um daqueles ciclistas que está no limite para ter liberdade de integrar a fuga do dia, estando a 5:13 na classificação geral. Daniel Silva prefere estes dias com muita montanha e é alguém que gosta de atacar de longe, está a ganhar cada vez mais ritmo competitivo.

 

Possíveis surpresas

Amanhã poderá ser um dia mais complicado para Vicente Garcia de Mateos por 2 motivos, tem mais montanha que o espanhol gostaria e pode ter de correr de maneira mais defensiva, pois está em 3º e sabe que se defende bem no contrarrelógio. Xuban Errazquin é alguém que parece em quebra, mas nunca se sabe se hoje foi somente um dia mau do jovem espanhol. Frederico Figueiredo é um ciclista que também não tem sido marcado de imediato, está em boa forma e fará parte da estratégia para tentar destronar Raul Alarcon. A Efapel tem pouco a perder, o 8º posto de Henrique Casimiro não satisfará os responsáveis, mas tendo vários ciclistas com liberdade a classificação colectiva é possível, mas só se vários corredores integrarem a fuga, e aí Bruno Silva é uma boa opção. Atenção ainda a Luís Fernandes, Nathan Earle, Oscar Rodriguez e David Rodrigues.

 

Super-Jokers

Os nossos Super-Jokers são Cristian Rodriguez e Domingos Gonçalves. San Francisco 49ers Authentic Jersey bracciali pandora listino prezzi

By admin