As etapas da Volta a Portugal – Edição Especial

Finalmente são conhecidas as 9 etapas que o pelotão da Volta a Portugal 2020 terá a cumprir, uma edição denominada “Especial” e da responsabilidade da Federação Portuguesa de Ciclismo, que divulgou há minutos o traçado completo.




Será Fafe a receber o início da competição, dia 27 de Setembro, com um prólogo de 7 quilómetros, que abre o apetite para o que aí vem.

1ª etapa e uma surpresa, depois de inicialmente recusar receber a competição, Viana do Castelo é palco da chegada desta jornada, no tradicional Monte de Santa Luzia. É a tirada mais longa, 180 kms, com partida de Montalegre.

Os ciclistas têm mesmo de entrar na prova a top, logo na 2ª etapa há a subida ao Alto de Nossa Senhora da Graça. Não sem antes passar pela Serra do Marão e pela duríssima subida do Barreiro, será um teste e tanto.

Outro município que inicialmente recusou a passagem da Volta e que agora acolherá uma chegada é Viseu, é expectável um final ao sprint na Avenida Europa. A partida é em Felgueiras e há a passagem por Bigorne pelo meio.




O Parque Natural da Serra da Estrela recebe de bandeja a 4ª etapa, são apenas 148 kms, mas com uma dureza extrema, existe uma primeira passagem pelas Penhas Douradas antes dos ciclistas subirem ao Alto da Torre pelo Covilhã. Pode ser o dia decisivo.

A 5ª jornada será de transição, com saída de Oliveira do Hospital e final em Águeda, espera-se uma chegada ao sprint.

De seguida a zona Oeste recebe a 6ª etapa, mais uma chance para os homens rápidos, entre Caldas da Raínha e Torres Vedras distam 155 kms, sem grandes dificuldades montanhosas. O vento pode ter um papel preponderante neste dia e permitir diferenças na classificação geral.




As últimas 2 etapas serão na Área Metropolitana de Lisboa, primeiro 161 kms entre Loures e Setúbal, com a Serra da Arrábida pela frente nos últimos 20 kms.

Por fim, um contra-relógio individual de 17,7 kms, com início na Ribeira das Naus e final na Praça do Comércio.

Foto: FPCiclismo. Perfis: FPCiclismo

, , , , , , ,