Dia D na Volta a Itália 2025, dia de todas as decisões! Partida bem cedo para uma maratona acima de 200 quilómetros, com um início muito rápido e, depois de muitos ataques, só com 40 quilómetros é que a corrida estabilizou. Vários grupos foram escapando ao pelotão, até que ficaram 31 ciclistas na frente, destacando-se Pello Bilbao, Remy Rochas, Mads Pedersen, Carlos Verona, Jefferson Cepeda, Chris Harper, Chris Hamilton e Wout van Aert.
Durante algum tempo, a UAE Team Emirates liderou o pelotão e, quando a diferença atingiu praticamente os 9 minutos, as cores do grupo mudaram, com a EF Education a vir. de forma séria para a frente, impondo um ritmo mais elevado. Apesar de tudo, a diferença mantinha e a fuga entrou no Colle delle Finestre com 10 minutos de vantagem. Os primeiros quilómetros foram feitos ao ritmo de Mads Pedersen e, pouco depois, fez-se a seleção, com Chris Harper e Alessandro Verre ficarem na frente. O duo manteve-se junto até 5 quilómetros do fim, quando dentro do sterrato, Harper deixava Verre para trás.
A luta pelo Giro estava atrás, a EF Education entrou a abrir e, nem 5 minutos tinham passado, Richard Carapaz atacava! Ao seu ritmo, Isaac del Toro chegou ao equatoriano e, acontecendo o mesmo com Simon Yates. Yates e Carapaz atacavam à vez mas nenhum se conseguia distanciar, até que Yates conseguiu quebrar com a resistência a 39 quilómetros do fim. Carapaz e Del Toro chegaram a estar perto mas Carapaz jogava friamente, abrandava, o ritmo e isso fez com que Yates ganhasse muito tempo. Quem aproveitava estes “soluços” era Derek Gee que, sempre ao seu ritmo, conseguia recolar nos 2 primeiros da geral.
Sempre a um ritmo constante, Yates foi aumentando a sua vantagem, ao passo que Del Toro e Carapaz iam os repelões, o que só favorecia o britânico. Para sorte destes dois, Gee chegava sempre ao grupo e mantinha um ritmo constante. A história repetia-se na restante subida, com Yates a passar no alto com 1:40 de vantagem para Del Toro e Carapaz, com Gee 1 minuto depois. Na descida, Yates apanhou Van Aert e, a partir daí, o belga começou a rebocar o seu líder na descida e nos primeiros quilómetros mais planos da subida para Sestriere. O trabalho de Van Aert fez crescer a diferença até aos 4:30, com o grupo Del Toro a vir ser apanhado pelos restantes ciclistas do top-10.
Alheio à luta pela geral, Chris Harper fez os últimos 30 quilómetros sozinho e pedalou para a vitória em etapa, salvando o seu Giro e, também, o da sua equipa. Verre foi 2° a 1:49 e Yates chegou logo de seguida, em 3°, a 1:57. Del Toro chegou a 7:10, liderando o respetivo grupo onde estavam Pellizzari, Gee e Caruso.
Na geral, remontada total de Simon Yates, com o britânico a ficar na liderança do Giro! Yates parte para a última etapa com 3:56 para Del Toro e 4:43 para Carapaz.