Ciclista da NTT Pro Cycling agredido enquanto treinava (c/ vídeo)

27 de Dezembro. Dia normal na vida de Nicholas Dlamini, com o sul-africano a sair de casa para mais um treino na Cidade do Cabo. O ciclista da NTT Pro Cycling estava no Table Mountain National Park, em Silvermine, uma reserva natural do Parque, onde é preciso autorização para estar.



Vendo o ciclista nesta zona, um grupo de seis guardas do Parque dirigiu-se para Dlamini e, segundo testemunhas, pararam-no colocando a mão no guiador da sua bicicleta, deitando-o ao chão. De referir que o corredor seguia a alguma velocidade, pelo que só a queda deve ter sido dolorosa.

A situação ainda piorou já que um dos guardas agarrou em Dlamini, encostando-o à carrinha que os transportava e, aí, torceu o braço esquerdo do ciclista de 24 anos até o partir, sendo o som visivelmente audível. Em seguida, Dlamini, que estava com bastantes dores, foi colocado na parte de trás da carrinha. Toda esta situação é visível no vídeo que a seguir apresentamos, que foi colocado nas redes sociais e despoletou toda esta revolta do mundo do ciclismo para com a violência desmedida dos guardas sul-africanos.

A sua equipa NTT Pro Cycling, Chris Froome e os conceituados ciclistas sul-africanos Daryl Impey e Ashleigh Moolman-Pasio já reagiram a esta situação lamentando toda esta situação sendo algo nunca visto, condenando o comportamento dos guardas do Table Mountain National Park pois partiram para a violência sem os meios justificarem tal fim. Já a SANParks, entidade que gere o espaço, refere que o caso está a ser investigado sendo que o mais irrisório é referirem, no final do comunicado que “Dlamini lesionou-se sozinho durante a desavença”. Por fim, a ministra do Ambiente e Floresta, Barbara Creecy reagiu, pedindo a “suspensão imediata de funções de todo o staff envolvido no incidente”.



Já no dia de hoje, Nic Dlamini foi operado com sucesso, iniciando, agora um longo período de recuperação, que o vai afastar dos primeiros meses da temporada que está prestes a começar.


, , , , , ,