Hoje tivemos a prova de fundo nos sub-23, com a distância de 146,2 quilómetros na cidade da Guarda, onde os 73 ciclistas tinham um circuito a percorrer. Logo após a partida real começaram a movimentação para se formar a fuga e poucos quilómetros depois a fuga estava completa com Gabriel Baptista (Technosylva-Rower-Bembirre), Daniel Lima (Bourg-en-Bresse Ain Cyclisme), Guilherme Mestre (Team Tavira-Crédito Agrícola) e João António (Aviludo-Louletano-Loulé) sendo que este grupo teve uma vantagem de 4 minutos sobre o pelotão.
A fuga teve sempre o seu protagonismo na maior parte da prova e já nos últimos 17 quilómetros, o quarteto tinha uma ligeira vantagem de 37 segundos, sobre o grupo perseguidor que tinha por exemplo, o campeão de contra-relógio no mesmo escalão, Ruben Rodrigues (Feira dos Sofás-Boavista Cycling Team).
Na entrada dos últimos 10 quilómetros, a fuga até conseguiu aumentar a sua vantagem para 50 segundos, dando a entender que a vitória estava na frente de corrida. A faltar 6 quilómetros para o risco de meta, Daniel Lima e Gabriel Baptista lançavam um ataque com o intuito de discutir o título e Daniel Lima ficava a solo na frente ganhando uma pequena vantagem.
Com o regresso das imagens televisivas, ainda conseguimos ver a luta pela vitória na reta da meta e aí Daniel Lima foi mais forte ao bater Gabriel Baptista no risco de meta, tornando-se o novo campeão de fundo sub-23 masculinos. João António ficou com a medalha de bronze.
Para nós, Camisola Amarela, verificamos a falta de informação e a pouca cobertura televisiva que deram a prova de fundo nos sub-23 como um dos pontos negativos, numa altura que pretendemos passar uma imagem de qualidade que temos nos escalões mais jovens.
