Dia da Bastilha, etapa no Maciço Central, dia de loucos na Volta a França! Início a todo o gás, com o sprint intermédio ao quilómetro 25 a ser o primeiro ponto de interesse, com Mads Pedersen a vencer e a somar mais 25 pontos importantes à frente de Max Kanter e Biniam Girmay. Os ataques iam-se sucedendo, mais de 50 kms foram percorridos na primeira hora de corrida sem que uma fuga se conseguisse consolidar, até que a 100 kms do fim, um grupo de 30 elementos e conseguiu destacar mas com a UAE Team Emirates a controlar o pelotão a apenas 1 minuto.
Destaque para a presença de Valentin Paret-Peintre, Romain Gregoire, Mathieu van der Poel, Ben O’Connor, Ben Healy, Kevin Vauquelin, Thymen Arensman, Ion Izagirre e Jordan Jegat, num grupo que se viria a dividir no Col de la Griffou, onde Javier Romo ficou sozinho na frente de corrida, lutando contra um pelotão que seguia de muito perto. O espanhol da Movistar não teve qualquer hipótese e foi apanhado a 38 kms do fim, mesmo no início da subida de Puy Mary – Pas de Peyrol.
Romo apanhado e ataque de Richard Carapaz, com o equatoriano a fazer toda a subida na frente, passando no alto com 25 segundos de vantagem para o grupo dos favoritos, onde a Decathlon CMA CGM assumiu a corrida nos metros finais da subida e na descida que se seguiu. Com este novo cenário, Carapaz aumentou a sua vantagem para 1:15 no início do Col de Pertus, altura em que a UAE Team Emirates voltava à carga. Esta não foi uma subida feita a ritmo, os gregários de Pogacar não estavam com tanta frescura, e foi a Visma com Piganzoli a aumentar o ritmo para … o ataque de Tadej Pogacar!
A pouco mais de 1 km do topo, o camisola amarela atacou sem resposta de ninguém! Em 700 metros retirou quase 50 segundos a Carapaz, que no alto já estava a praticamente 10 segundos e o grupo de Vingegaard (onde Del Toro era o grande ausente) a 20 segundos. Curta descida, as diferenças mantiveram-se, mas na subida final voltaram a aumentar, e muito!
O Col de Font de Cère e os quilómetros finais foram uma formalidade para Pogacar que, em Le Lioran, celebrou o 3º triunfo neste Tour. A 32 segundos, e depois de ter sido na última subida e ter reentrada no km final, Evenepoel ainda foi 2º, ganhando 2 segundos a Seixas e Lipwoitz, 6 a Ayuso e Skjelmose e 12 a Vingegaard. O grande derrotado do dia foi Del Toro, chegando a 1:31. Na geral, Pogacar é, cada vez, mais líder da Volta a França, agora com 3:36 para Vingegaard e 4:06 para Evenepoel, o novo 3º classificado.