Eli Iserbyt regressa aos triunfos no Iowa e reforça liderança da Taça do Mundo

Dia para a derradeira prova da Taça do Mundo nos Estados Unidos, hoje no Iowa. Ao contrário das restantes, os homens foram os primeiros a correr, num percurso bastante diferente dos já feitos, uma vez que era bastante mais seco, o tempo assim o proporcionou, e com uma zona de areia, bem como as tradicionais curtas mas duras subidas.



Quinten Hermans quis mostrar que a vitória de quarta-feira não surgiu por acaso e largou bastante forte, ao contrário dos seus rivais Eli Iserbyt, Michael Vanthourenhout e Toons Aerts, no entanto ao fim da primeira volta os dois primeiros já estavam no grupo do belga da Tormans-Circus. A segunda volta fez nova seleção no grupo, esta por culpa de Lars van der Haar, mas foi na terceira volta que a corrida se partiu com Hermans, Iserbyt, Van der Haar e Vanthourenhout a ficarem na frente.

Toon Aerts e Jens Adams não desistiram e conseguiam fazer a ponte para a frente no entanto os ataques não paravam. As voltas que se seguiram foram muito movimentadas, com Iserbyt e Van der Haar a serem os mais inconformados, o que levou que um por um os corredores fossem cedendo no grupo da frente. Foi num dos ataques do neerlandês que Hermans, finalmente cedia, deixando na frente apenas Van der Haar, Iserbyt e Vanthourenhout.



A movimentação decisiva viria a acontecer na 8ª de 10 voltas. Iserbyt lançou um forte ataque numa subida, foi abrindo espaço e nunca mais o conseguiram fechar. Van der Haar era quem mais próximo estava mas não conseguiu chegar ao belga, apesar da diferença ser sempre curta. No final, o campeão da Europa celebrava a segunda vitória na Taça do Mundo, desta vez com 11 segundos de vantagem para Van der Haar e 31 para Vanthourenhout. Na geral da Taça do Mundo, Iserbyt tem 110 pontos contra os 86 de Quinten Hermans.

A prova feminina foi bastante discutida, houve emoção até ao fim, e só foi na última volta que tudo se decidiu, com Marianne Vos a atacar numa das subidas do circuito. A campeoníssima neerlandesa conseguiu a segunda vitória na Taça do Mundo, à frente de Denise Betsema, a 10 segundos, e Kata Blanka Vas, a 36 segundos. Vos é a nova líder da competição.

, , , , , , ,