Fenomenal Valverde festeja pela primeira vez como Campeão do Mundo

A fuga de hoje no UAE Tour foi quase uma réplica de ontem, com 2 ciclistas da Gazprom-Rusvelo e 2 da Novo Nordisk. Desta vez coube a Igor Boev, Stepan Kurianov, Fabio Calabria e Charles Planet conseguirem algum tempo de antena, que foi relativamente curto já que a metade da jornada já o pelotão os tinha apanhado, com as equipas dos favoritos sempre atentas a possíveis cortes provocados pelo vento.




Foi a Jumbo-Visma a dominar o acesso à subida e a parte inicial da ascensão final, perseguindo um ataque de Diego Ulissi e Patrick Bevin, mais tarde também de Robert Power. Laurens de Plus fez um trabalho enorme e a 4 kms do final terminou a sua tarefa. Foi aí que Primoz Roglic acelerou e só levou com ele David Gaudu e Daniel Martin, com Emanuel Buchmann pouco depois a fazer a ponte.

O quarteto foi colaborando de forma competente, até que Roglic atacou de novo e deixou para trás Daniel Martin. Entretanto do grupo perseguidor saiu Alejandro Valverde, que foi indo passo a passo até à frente. Primeiro deu o salto até Daniel Martin e depois acelerou de novo, colando a Roglic, Gaudu e Buchmann já perto do quilómetro final.




Conhecendo na perfeição este final, Valverde sabia que era essencial fazer a última curva, bem apertada, na primeira posição, e com a sua capacidade explosiva foi isso mesmo que fez. Depois os últimos 50 metros foram uma mera formalidade, com o actual campeão do Mundo a celebrar a primeira vitória da temporada, seguido por Primoz Roglic e por David Gaudu. Na classificação geral Primoz Roglic conseguiu manter a liderança, agora com 14 segundos sobre Valverde.

Rui Costa foi 20º e está agora em 24º na classificação geral, Nelson Oliveira contribuiu para o triunfo de Valverde e foi 59º na jornada de hoje.




, , , , , , , , ,