Mais um dia importante na Volta a Itália, com um curto contra-relógio em torno de Tirana, a capital da Albânia. O alemão Niklas Markl foi o primeiro a fazer-se à estrada, sendo que bem cedo Ethan Hayter marcou o primeiro tempo de referência com 16:21. O britânico viria a estar na liderança até à chegada do campeão da Europa Edoardo Affini. A correr em “casa”, na sua Grande Volta, o italiano da Visma terminou com 16:13, sendo que pouco depois Jay Vine melhorava em 3 segundos.
O australiano não teve muito tempo no hot seat já que Josha Tarling vinha a voar, acabando com 16:07. A partir daqui começavam a sair algumas ameaças, com Juan Ayuso a terminar a 17 segundos, Brandon McNulty a 13 e Mathias Vacek a 6. Se nestes registos Tarling já tinha suado, com Primoz Roglic ainda foi pior, já que foi mesmo esperar até à linha de meta, uma vez que o esloveno ficou a apenas 1 segundo do melhor registo.
Até ao final faltavam poucos especialistas e Tarling conseguiu aguentar-se! Wout van Aert fez um contra-relógio bastante mau, ficou a 39 segundos e Mads Pedersen a 12. Com estas diferenças, Tarling assegurou a vitória e … Roglic ficou com a camisola rosa. O esloveno salta para a liderança do Giro por apenas 1 segundo de vantagem para Pedersen. Na luta pela geral, Roglic ganhou tempo a todos, com Ayuso a ceder 16 segundos, Daniel Martinez, Thymen Arensman 21, Antonio Tiberi 25, Michael Storer 27, Derek Gee 28, Simon Yates 34, Adam Yates 36, Richard Carapaz 37 e Romain Bardet 51. Afonso Eulálio foi 92º a 1:23.