Jovem eritreu de 18 anos surpreende os grandes favoritos no Gabão

À partida desta 3ª etapa da Tropicale Amissa Bongo 2019 esperava-se que houvesse algumas diferenças, já que o traçado apresenta 1600 metros a 5% que coincidiam com a linha de meta nos 98 quilómetros entre Lekoni e Franceville.




E foi isso mesmo que aconteceu com apenas 17 ciclistas a chegarem com o mesmo tempo do vencedor, mas já lá vamos. Os ciclistas africanos voltaram a alinhar com vontade de ser protagonistas e bem cedo o ruandês Joseph Areruya e o eritreu Henok Mulueberhan escaparam-se ao pelotão. O duo chegou a ter quase 3 minutos de avanço mas foi capturado ainda na 1ª metade da jornada.

Praticamente de imediato mais ciclistas se lançaram ao ataque, desta vez Clovis Kamzong, Jayde Julius, Metkel Eyob, Temes Genburu e Abdellah Bem Youcef. Com a Direct Energie sempre a controlar as operações também este quinteto foi capturado e o pelotão estava compacto a 5 quilómetros da meta.




No sprint com alguma dificuldade, como já referimos, o triunfo foi discutido ao centímetro e teve de se recorrer ao photo-finish. No final a vitória sorriu ao jovem de 18 anos Biniyam Ghirmay, que bateu Youcef Reguigui e Niccolo Bonifazio. Curiosamente Ghirmay ontem tinha perdido mais de 54 minutos, talvez reservando forças para hoje, com uma chegada ao seu jeito.

Este eritreu já tinha dado nas vistas em 2018, foi 15º no contra-relógio e 13º na prova de estrada nos Mundiais de Innsbruck na categoria junior e foi um dos poucos que conseguiu derrotar o fenómeno Remco Evenepoel, a 3 de Agosto em Aubel. É também um prémio para a selecção da Eritreia que tem realizado um trabalho fenomenal na evolução destes talentos e que hoje esteve sempre ao ataque. Na classificação geral têm 4 homens entre os 9 primeiros e prometem dar trabalho às equipas Profissionais Continentais.




Quanto à classificação geral mantém-se com Niccolo Bonifazio no comando, com 13 segundos sobre Sirak Tesfom e 14 sobre André Greipel. Sem grandes dificuldades pela frente é de esperar que os homens mais rápidos fiquem também nos primeiros lugares da classificação final.

, , , , , ,