Netherlands' Mathieu Van Der Poel celebrates as he crosses the finish line to win the men's elite race, stage 11 (out of 12) of the UCI Cyclo-cross World Cup, in Maasmechelen, on January 25, 2025. (Photo by LUC CLAESSEN / Belga / AFP) / Belgium OUT

Último fim-de-semana de Taça do Mundo de ciclocrosse, este em dose dupla mas apenas nos dias de competição. Provas em Maasmechelen e Hoogerheide onde o campeão do Mundo Mathieu van der Poel voltou a mostrar-se superior a toda a concorrência, estendendo a sua série vitoriosa para 7 vitórias consecutivas.



No sábado, em Maasmechelen, esperava-se um grande duelo com Wout van Aert mas o belga esteve muito errático, ao contrário de Van der Poel que logo nas primeiras voltas ficou sozinho na frente. Num percurso muito endurecido, não só pelas dificuldades mas também pela muita lama, Van der Poel venceu com 1:14 de vantagem para o seu grande rival e 1:53 para Joris Nieuwenhuis.

Este domingo, em Hoogerheide, o filme voltou a repetir-se. Mathieu van der Poel acelerou nas primeiras voltas, rapidamente ficou sozinho, num verdadeiro teste em direção aos Campeonatos do Mundo. O ciclista neerlandês fez uma prova irrepreensível, venceu e convenceu, ganhando com 1:42 para Michael Vanthourenhout e 1:57 para Lars van der Haar.



Falando em Vanthourenhout, o belga fez duas provas muito regulares, entrou neste fim-de-semana líder da Taça do Mundo e, pela primeira vez na carreira, sagrou-se vencedor da competição, com 281 pontos, mais 40 que Toon Aerts. Joran Wyseure completou o pódio da competição.

No lado feminino tivemos mais variedade. No sábado, a vitória sorriu a Blanka Vas, a húngara conseguiu um triunfo que procurava à muito tempo, derrotando no sprint Zoe Backstedt, com Lucinda Brand a manter a regularidade, voltando a terminar no pódio. No domingo, Brand confirmou o triunfo na Taça do Mundo com uma grande vitória, uma autêntica lição perante a juventude. 28 segundos foi a vantagem para Vas e 38 para Puck Pieterse. Na geral, Brand venceu a Taça do Mundo com 350 pontos, contra os 276 da campeã do Mundo Fem van Empel.

By admin