Amanhã decide-se o Tirreno-Adriatico, um contra-relógio de 10 quilómetros vai decidir se o vencedor será Adam Yates ou Primoz Roglic (pensamos que Jakob Fuglsang está fora desta discussão). O britânico tem 25 segundos de almofada sobre o esloveno, que é bem melhor na “cabra”. Será apertado, até porque os ciclistas da Mitchelton-Scott têm melhorado muito nesta especialidade. Rui Costa tentará segurar o top 10, tem Tiesj Benoot somente a 9 segundos. Há um elenco de luxo aqui no que toca ao contra-relógio, com Rohan Dennis, Tom Dumoulin, Primoz Roglic, Victor Campenaerts, Nelson Oliveira, Tony Martin, Jonathan Castroviejo, Stefan Kung e muito cuidado com Filippo Ganna.




Continuemos em Itália, para o primeiro Monumento do Ano, a Milano-San Remo, onde Vincenzo Nibali no ano passado surpreendeu os sprinters. No próximo Sábado muitos nomes da elite mundial vão lutar por esta prestigiada corrida, ainda falaremos mais em detalhe desta corrida. Para já, na lista provisória está o português José Gonçalves, que tentará fazer uma gracinha. Espera-se mais um duelo entre os sprinters (Viviani, Ewan, Bennett, Demare, etc) e os puncheurs (Sagan, Alaphilippe, entre muitos outros).

O World Tour feminino também estará em acção, no Trofeo Alfredo Binda, uma prova clássica do calendário feminino e que normalmente é ganha por uma ciclista que passa bem a montanha e tem uma boa ponta final, em 2018 foi Kasia Niewiadona. A outra prova feminina esta semana é a Nokere Koerse, com a presença confirmada de Daniela Reis, e onde a Boels é claramente a equipa a derrotar, como já é hábito.




Esta semana terá igualmente 3 clássicas masculinas da categoria 1.HC, 3 competições muito interessantes de acompanhar. Começamos dia 20 pela Nokere Koerse, ganha por Fabio Jakobsen em 2018 e Nacer Bouhanni em 2017. Será teoricamente para os sprinters, e o elenco é de luxo, com Hodeg, Ackermann, Walscheid, Debusschere, Dupont, Hofstetter, Philipsen, Halvorsen ou o enigmático Mathieu van der Poel. Atenção aos portugueses Ivo Oliveira, Rui Oliveira e André Carvalho. Dia 22 decorrerá a Koksijde, praticamente com o mesmo elenco da Nokere Koerse. Por fim, no Domingo dia 24 haverá o G.P. Denain, em França, outra corrida tradicionalmente ganha por sprinters. Desta vez os representantes nacionais serão Nuno Bico e José Fernandes, na Burgos-BH.

Outro grande destaque esta semana, especialmente em Portugal, é a Volta ao Alentejo, com a 37ª edição da “Alentejana”. A corrida terá um percurso semelhante ao do ano passado, percorre grande parte da região, mas falaremos disso melhor amanhã, iremos fazer antevisão! Quanto às equipas, parece-nos um lote relativamente fraco, desapontante mesmo face a anos anteriores e a ausência das equipas sub-23 também desilude até porque o pelotão é pequeno e até a equipa sub-23 do Reino Unido foi convidada, o que não deixa de ser uma enorme contradição.




Nota ainda para as 3 últimas etapas do Tour of Taiwan e para algumas corridas menores como o Tour of Tochigi e o Tour of Egypt. A Seissa ACR Roriz irá participar na La Bernaudeau Junior em França, uma das mais conceituadas provas do escalão junior.

By admin