Menu da semana #2 [21-01-19 a 27-01-19]

Depois de uma semana em cheio, com uma corrida World Tour a preencher o calendário, a próxima semana vai ser um pouco mais calma. É já amanhã que começa a Tropicale Amissa Bongo, que decorre no Gabão.




A prova vai contar 4 equipas do escalão Profissional Continental, a Direct Energie, a Arkea Samsic, a Androni Giocattoli-Sidermec e a Vital Concept, que trazem ciclistas de primeira linha. Nas formações francesas destacam-se Niccolo Bonifazio, Damien Gaudin, Adrien Petit, André Greipel e Lorrenzo Manzin. A Androni conta com Andrea Vendrame para as etapas mais complicadas e Matteo Pelucchi para os sprints.

O restante alinhamento é completo pela ProTouch e por várias selecções nacionais africanas, que até têm ciclistas bem conhecidos, casos de Joseph Areruya, Daniel Teklehaimanot ou Youcef Reguigui. As principais dificuldades/colinas estão nas primeiras 3 etapas, depois os sprinters puros terão espaço para brilhar. De recordar que no ano passado o Sporting/Tavira marcou presença nesta competição e com muito sucesso, vencendo 2 etapas através de Rinaldo Nocentini. A Tropicale Amissa Bongo não tem transmissão televisiva




No próximo Domingo o World Tour está de volta, com a Cadel Evans Great Ocean Road Race. Jay McCarthy vai tentar defender o título, numa corrida em que sprints e puncheurs têm aspirações legítimas tendo em conta o percurso. Diriamos que 95% da lista de participantes é a mesma do Tour Down Under, todos os ciclistas já têm ritmo nas pernas. No dia anterior disputa-se a prova feminina, com a Mitchelton-Scott a tentar repetir o sucesso do Tour Down Under.

Outra competição que tem o início do Domingo é o Tour de San Juan, que decorre até dia 3 de Fevereiro na Argentina. Esta prova marca o início da temporada competitiva do Sporting/Tavira, que vai alinhar com Tiago Machado, Nicola Toffali, Rinaldo Nocentini, Alejandro Marques, Alexander Grigorev e José Mendes. São muitos os nomes sonantes que estarão à partida, tais como Julian Alaphilippe, Mark Cavendish, Sam Bennett, Peter Sagan, Rafal Majka, Fernando Gaviria, Nairo Quintana, Tiesj Benoot ou Tim Wellens. A primeira etapa deverá ser discutida ao sprint. Esta corrida tem transmissão prevista no Eurosport.




Em termos de provas U.C.I teremos ainda a New Zealand Cycle Classic, da categoria 2.2, uma corrida por etapas de 5 dias, que começa dia 23 e termina dia 27. George Bennett já ganhou aqui em 2011, Jay McCarthy em 2012 e Ben O’Connor em 2016, tem tradição de ser uma boa rampa de lançamento para jovens talentos. Será uma competição interessante de acompanhar, com muitas equipas continentais de bom nível.

Por fim, no próximo fim-de-semana haverá a 6ª prova da Taça do Mundo de Pista, em Hong Kong, com Portugal a tentar somar mais pontos para o apuramento olímpico para Toquio 2020.




 

, , , ,