Dia de abertura dos Campeonatos do Mundo do Ruanda! A abrir as provas de contra-relógio dos elites, primeiro com as elites femininas e com Marlen Reusser a conquistar o primeiro título mundial da carreira à frente de Anna van der Breggen e Demi Vollering, uma vitória conseguida por 52 segundos e 1:05 respetivamente. Autoridade máxima da ciclista helvética!

Depois foi tempo para os elites masculinos, perante uma enorme enchente de gente nas estradas de Kigali! Após ciclistas de nações secundárias terem chegado, Florian Vermeersch marcou o primeiro tempo de referência mais sério, com 54:49. O belga viu Byron Munton e Artem Nych, dois ciclistas de equipas nacionais, fazerem 2º e 3º lugares provisórios e só foi retirado da frente pelo seu compatriota Ilan van Wilder. O belga esteve a grande nível, com 52:22, um registo que viria a perdurar no 1º lugar provisório! Isaac del Toro aproximou-se muito de Van Wilder e ficou a apenas 5 segundos do melhor registo.



As atenções viravam para o duelo entre Tadej Pogacar e Remco Evenepoel. A defender o título, o belga voou desde o início, passando no 1º ponto com 45 segundos de vantagem para o esloveno e 1:42 no segundo ponto. Pelo meio, Jay Vine intrometia-se na luta pelo 2º lugar devido a esta prestação menos positiva de Pogacar. No 3º ponto Evenepoel continuava a aumentar a vantagem, Pogacar a afundar-se e o título estava entregue!

Entretanto, chegava Jay Vine, com o australiano a fazer um grande esforço individual, terminando com 51:00, o primeiro ciclista a bater esta margem, menos 1:22 que Van Wilder! Todas as atenções na subida final, com Evenepoel a apanhar Pogacar que tinha partido 2:30 antes! Exibição surreal do belga que chegou à meta com 49:46, conquistando o 3º título mundial consecutivo. Vine foi 2º a 1:15 e Pogacar não conseguiu o pódio, ficando a 2:38, gastando mais 2 segundos que Van Wilder.

By admin