Minsk está a receber a segunda edição dos Jogos Europeus e uma das modalidades presentes é o ciclismo. Hoje era uma das provas em que a comitiva portuguesa depositava grandes esperanças numa medalha, com a presença de Nelson Oliveira e isso veio a confirmar-se.
O ciclista que corre pela Movistar era um dos últimos a partir e acabou por realizar um contra-relógio que espelha a sua qualidade. Num percurso talvez curto para uma prova desta importância (apenas 28,6 quilómetros), Nelson Oliveira completou o percurso na capital da Bielorrússia em 33:31, o que lhe valeu o 2º lugar na prova. De realçar, que o português tinha sido 10º na prova de estrada disputada no último domingo, pelo que acaba por ser um balanço bastante positivo. Também Daniela Reis tinha sido 28º na prova de estrada feminina.
O vencedor foi Vasil Kiryienka, que conseguiu revalidar o título alcançado em Baku 2015, demorando 33:03, conquistando o título em casa, um marco importante para a já longa carreira do veterano ciclista. Outro veterano completou o pódio. Falamos de Jan Barta, ciclista checo de 34 anos que terminou com 33:40, mais 9 segundos de Nelson Oliveira e apenas menos 1 que Ryan Mullen, que foi 4º.