Barrigada de ciclismo por este Mundo fora com um grande domingo de ciclismo! Várias dezenas de campeões nacionais foram coroados, com algumas surpresas a acontecerem, dando a conhecer nomes mais anónimos para a maioria dos adeptos da modalidade.



Na Bélgica, mais concretamente, em Binche, aconteceu uma das provas mais aguardadas deste dia. Num percurso com alguma dureza, Remco Evenepoel decidiu atacar a 80 quilómetros do fim para reduzir a corrida no entanto não viria a ganhar. O ciclista da Soudal QuickStep viu Tim Wellens fazer um solo de 40 quilómetros para fugir para o título nacional. Evenepoel foi 2º e Jasper Philipsen completou o pódio, depois de ter sido o último a aguentar a roda de Remco.

Outra prova bastante aberta era a competição em França. Num duro circuito em torno de Les Herbiers, a Groupama-FDJ bem tentou dinamitar a corrida e chegou a ter 10 ciclistas contra 1 adversário mas não ficou com o triunfo. Mais corredores juntaram-se ao grupo e, num sprint em subida, Dorian Godon foi o mais rápido superando Romain Gregoire e Kevin Vauquelin. Em Itália, numa corrida também atacada, houve surpresa das grandes! Filippo Conca, antigo ciclista World Tour e agora a correr numa equipa amadora (!) bateu ao sprint Alessandro Covi e Thomas Pesenti. Um momento histórico!

Em Espanha, num circuito complicado em torno de Gramada, a Movistar fez valer a superioridade dos números e manteve o título nacional. Ivan Romeo atacou a 20 quilómetros do fim para fugir para a vitória e para a camisola distintiva, vencendo com quase 1 minuto de vantagem para Fernando Barceló, sendo que Roger Adriá completou o pódio. Na Alemanha, Georg Zimmermann deu um importante título à Intermarché-Wanty e Sam Watson venceu na Grã-Bretanha e deu o título caseiro à INEOS Grenadiers.



Ainda na Europa, e olhando para ciclistas do World Tour, Sorem Kragh Andersen venceu na Dinamarca, Rafal Majka triunfou na Polónia, Mathias Vacek revalidou o título na República Checa, Toms Skujins na Letónia, Madis Mihkels na Estónia e Mauro Schmid e Yevgeniy Fedorov conquistaram a dobradinha na Suíça e Cazaquistão, respetivamente. Nos restantes países, Tim Wafler venceu na Áustria, Marton Dina na Hungria, Rory Townsend na Irlanda, Arthur Kluckers no Luxemburgo, Andreas Leknessund na Noruega, Jakob Omzrel na Eslovénia e Lukas Kubis na Eslováquia. Fora da Europa, Derek Gee venceu no Canadá.

 

By admin