Aos 39 anos, e depois de 19 temporadas como profissional, chega ao fim a carreira de Rui Costa! O ciclista natural da Póvoa de Varzim, anunciou, este tarde, a sua decisão nas suas redes sociais, numa emotiva nota de agradecimento.




Para trás, ficam muitas conquistas, incluindo um histórico título mundial de estrada conseguido de forma épica em Florença no ano de 2013. Entre outros, venceu 3 vezes a Volta a Suíça, etapas no Tour de France e na Vuelta a Espanha, GP Montreal e Abu Dhabi Tour, num currículo onde termina com 33 vitórias como profissional. Por coincidência, ou talvez não, a última vitória remonta a junho do ano passado, quando venceu a prova de estrada dos Campeonatos Nacionais, o que lhe permitiu andar um ano com a camisola distintiva, ainda para mais no seu ano de despedida.

Um dos grandes ciclistas da sua geração, Rui Costa vai ser sempre lembrado pelos portugueses e pelo pelotão nacional como um grande ciclista. Nos seus tempos áureos era um perigo nas provas de uma semana e, também, nas clássicas, ele que chegou a fazer pódio em 2 Monumentos, a Lombardia de 2014 e a Liege-Bastogne-Liege de 2016.

Entre líder de uma equipa até um dos capitães na estrada, Rui Costa adaptou-se a diversos papéis, nas várias equipas por onde passou, o que mostrava que era sempre um ciclista valioso. Obrigado Rui Costa! O ciclismo nacional estará para sempre agradecido!



By admin