Está, oficialmente, aberta a temporada no World Tour! A cidade de Adelaide acolheu o prólogo de abertura, um esforço de 3600 metros realizado durante o entardecer, o que permitiu aos adeptos europeus acompanharem de melhor modo a etapa. Num esforço tão curto, as surpresas podiam ser muitas mas um dos principais favoritos não desiludiu. Samuel Watson partiu bastante cedo, parou o relógio em 4:16.90 e a partir daqui ficou a ver se alguém o conseguia bater.



Ethan Vernon ainda fez suar o compatriota, ficou a escassas 6 centésimas de segundo, mas a partir daqui as diferenças já foram de segundos. Ivo Oliveira e Maikel Zijlaard eram outros grandes candidatos mas não se conseguiram aproximar de Watson que, com o cair da noite, ia ficando cada vez mais perto da vitória. Jay Vine foi o último a fazer-se a estrada, manteve o suspense até ao fim, mas terminou a 4 segundos, um bom tempo para a geral (o melhor de todos os candidatos) mas insuficiente para o triunfo no prólogo.

Sam Watson vence, pela segunda vez, na carreira um prólogo numa prova World Tour e entra da melhor maneira possível em 2026, sendo o primeiro líder do Tour Down Under. Ivo Oliveira é 17º a 9 segundos.

By admin