O pelotão do Tour acordou com muita vontade nesta sexta-feira, início de prova muito rápido, com mais de 53 quilómetros a serem percorridos na primeira hora de corrida. Muitas tentativas de fugas, a Visma|Lease a Bike era uma das equipas mais ofensivas mas sempre com o pelotão a fechar todos os ataques. Foi com praticamente 60 quilómetros feitos que o pelotão finalmente abrandou e permitiu a fuga de 5 ciclistas, sendo eles Geraint Thomas, Marco Haller, Alex Baudin, Ivan Garcia Cortina e Ewen Costiou. Podia-se pensar que o pelotão ia deixar a fuga ganhar muito tempo, mas não foi o caso, com Alpecin-Deceuninck e UAE Team Emirates a manterem a rédea nos 2 minutos, mostrando claras intenções à etapa.
A cara do pelotão mudava a 20 quilómetros do fim, os ciclistas aproximavam-se do Mur de Bretagne e a Visma começava a endurecer a corrida, com Simon Yates a reduzir o pelotão a 40 unidades. Wout van Aert ainda esboçou um ataque depois da subida mas o grupo voltou a estar unido, antes de apanhar Costiou, o último fugitivo, a 13 quilómetros da chegada. A UAE voltou à frente do pelotão, ritmo elevado em direção à subida final e, a 6 quilómetros do fim, o azar batia à porta de João Almeida. Queda a meio do grupo, com o português a ficar envolvido com outros nomes como Ben Healy, Enric Mas, Santiago Buitrago, Matej Mohoric e Guillaume Martin.
Tim Wellens entrou a abrir no Mur de Bretagne, o líder Mathieu van der Poel foi dos primeiros a ceder e a 1600 metros do fim já estava Tadej Pogacar a atacar! O campeão do Mundo ficava com Evenepoel e Vingegaard na frente mas, sem organização, uma dezena de ciclistas voltava a reentrar na frente no quilómetro final. Um deles era Narvaez, o equatoriano a preparou o sprint e, quando assim o entendeu, Pogacar arrancou e, com muita facilidade, pedalou para mais um triunfo, o 2º nesta edição. Vingegaard foi o único a seguir na roda, com Oscar Onley a liderar o grupo perseguidor a 2 segundos.
Evenepoel, Gall e Jorgenson chegaram no grupo de Onley. Falando de perdas de tempo, Johannessen, Skjelmose, Lipowitz, Rodriguez e Roglic chegaram a 21 segundos, Mas a 51. João Almeida chegou com Nelson Oliveira, a 10:13, ficando completamente arredado da luta pelos primeiros lugares. Na geral, Pogacar volta a recuperar a camisola amarela, tendo 54 segundos de vantagem para Evenepoel e 1:11 para Vauquelin.