A maratona deste Tour, com praticamente 220 quilómetros, foi tudo menos uma etapa tranquila. Dia brutal de ciclismo, com um ritmo alucinante do princípio ao fim e tudo por culpa de um ciclista. Falamos do camisola amarela Wout van Aert. O belga acordou com uma missão e atacou praticamente uma dezena de vezes até conseguir integrar a fuga do dia, isto já com mais de 60 quilómetros percorridos.



Van Aert via-se na frente na companhia de Quinn Simmons e Jakob Fuglsang e, no pelotão, o ritmo continuou alto com Alpecin-Deceuninck, UAE Team Emirates, BORA-hansgrohe e EF Education a colaborarem na perseguição. Com vantagem máxima de 4 minutos, o grande grupo não deixou a fuga ganhar mais tempo e, pouco depois do sprint intermédio ganho por Van Aert, Fuglsang desistia da aventura, deixando apenas 2 ciclistas na frente para os derradeiros 65 quilómetros, com o pelotão a 2 minutos.

Wout van Aert estava com vontade de fazer os derradeiros 31 quilómetros sozinho, atacando e deixando Simmons para trás. O cansaço começou a aparecer e o ciclista da Jumbo-Visma via a sua vantagem desaparecer, terminando a sua aventura solitária a 11 quilómetros do fim, numa subida não categorizada. Nesta altura, já muitas equipas dos homens da geral povoavam a frente do pelotão.

Na descida que se seguiu, Aleksandr Vlasov ficava envolvido numa queda, o que obrigou a uma recuperação milagrosa nos últimos quilómetros. A 5,5 quilómetros do fim, na última contagem de montanha do dia, Alexis Vuillermoz tentou a sua sorte mas os interesses eram muitos e a apenas 1500 metros do fim era apanhado.



A UAE Team Emirates meteu-se ao trabalho, primeiro com Rafal Majka e depois com Brandon McNulty. Primoz Roglic tentou surpreender, lançando o sprint a 300 metros do fim, mas na sua roda estava o inevitável Tadej Pogacar que, a 200 metros da chegada, arrancou que nem uma flecha para uma vitória muito fácil. Michael Matthews foi 2º e David Gaudu 3º. Entre os homens da geral, Geraint Thomas e Vlasov perderam 5 segundos.

Com esta vitória, e com o atraso de Wout van Aert, Tadej Pogacar já é líder da Volta a França, com 4 segundos de vantagem para Neilson Powless. Para a história, fica não só a vitória de Pogacar, mas a etapa brutal de Van Aert, num dia corrido a uma média de 49,376 kms/h!

By admin