W52-FC Porto faz valer jogo tático e Amaro Antunes vence na Senhora da Graça

Primeiro dia de alta montanha na Volta a Portuga, com uma das duas tiradas mais duras da competição. A fuga só se formou depois da primeira contagem de montanha do dia, onde David Ribeiro foi primeiro. Aí, 13 ciclistas escaparam ao pelotão, numa fuga perigosa. Ricardo Mestre, Hector Sáez, Hideto Nakane, Daniel McLay, César Martingil, Nuno Meireles, Luís Mendonça, Fábio Oliveira, Rafael Lourenço, Joaquim Silva, Hugo Nunes e Daniel Silva foram os aventureiros do dia.



Efapel primeiro e depois Burgos BH e Rally Cycling ajudaram na perseguição à fuga que, com a dureza a aumentar, ficava cada vez mais reduzida. Na subida do Barreiro a fuga partiu-se, por completo, com Daniel Silva, Hugo Nunes, Ricardo Mestre e Luís Mendonça a serem os últimos resistentes.

Os ataques entre os favoritos começaram cedo, com Amaro Antunes a testar as pernas a 38 quilómetros da chegada, o que obrigou os seus rivais a responder. Frederico Figueiredo e Henrique Casimiro chegaram-se ao portista, com este trio a abrir um espaço importante para o pelotão. Mesmo antes do final da subida, Mestre isolou-se na frente e Figueiredo fez o mesmo no grupo perseguidor. Na descida, os grupos juntaram-se, com 5 ciclistas a ficarem na frente, incluindo Frederico Figueiredo e Amaro Antunes.




Não tendo ninguém no grupo, a Efapel viu-se obrigada a perseguir, no entanto a fuga (com Amaro Antunes, Daniel Silva e Frederico Figueiredo) entrou com 1:15 no início da subida final. Rui Vinhas, David Rodrigues, Simon Carr e João Benta tentaram a sua sorte e foram os últimos dois que se conseguiram distanciar do grupo dos favoritos.
Na frente, foi Frederico Figueiredo quem mais trabalhou e, já dentro do quilómetro final, Amaro Antunes desferiu um forte ataque e fugiu para o triunfo no Alto da Senhora da Graça. Novo triunfo da W52-FC Porto neste local e, outra vez, com outro ciclista. Frederico Figueiredo chegou a 22 segundos e João Benta foi 3º a 1:13.




O grupo dos favoritos chegou ainda mais atrasado. O até agora camisola amarela Gustavo Veloso foi 5º a 1:45, encabeçando um grupo com De Mateos, Vilela e Brandão. João Rodrigues sofreu nos metros finais, cedendo 8 segundos para este grupo. Na geral, Amaro Antunes é líder com 13 segundos de vantagem para Frederico Figueiredo e 1:13 para Gustavo Veloso.

Foto: FPC

, , , , , , ,