Wout van Aert encabeça lista de novos campeões nacionais de ciclocrosse

Após várias semanas de intensa competição, as provas da Taça do Mundo e do calendário mundial de ciclocrosse fizeram uma pausa para a disputa dos Campeonatos Nacionais. Sem Nacionais na Holanda, cancelados devido à pandemia, o foco estava na Bélgica.



Wout van Aert era o principal favorito e partia à conquista do 4º título de campeão nacional, depois de ter ganho entre 2016 e 2018. O até hoje campeão belga Laurens Sweeck ainda deu que fazer nas voltas iniciais ao percurso em Meulebeke, mas na terceira das nove voltas o ciclista da Jumbo-Visma saltou para a liderança para nunca mais sair de lá.

Num ritmo muito consistente, Van Aert pedalou para o triunfo, conquistando novo título nacional, este com dedicatória especial, uma vez que foi pai há apenas 6 dias. Toon Aerts e Michael Vanthourenhout fizeram uma corrida de menos a mais, conseguindo terminar nos restantes lugares do pódio, a 20 e 41 segundos da frente, respetivamente. No lado feminino, Sanne Cant conquistou o 12º título consecutivo!



Ao lado, na França, Clement Venturini também celebrou a 4ª conquista da camisola tricolor, fazendo-o com um wheelie. O francês da AG2R Citroen foi, enquanto mais jovem, uma presença assídua nestas competições e, durante o Inverno gosta de preparar a temporada de estrada com este tipo de esforço.

Em Itália, o triunfo sorriu a Gioele Bertolini, numa prova que viu Fabio Aru regressar às suas origens e terminar em 10º. Na Espanha, Felipe Orts Lloret conquistou o 3º título consecutivo, Kevin Kuhn venceu na Suíça, Sebastian Carstensen na Dinamarca, Daniel Federspiel na Áustria, Zsolt Bur na Húngria e Michael Boros na República Checa.

Em Portugal, e até indicação em contrário, os Campeonatos Nacionais de Ciclocrosse disputam-se no dia 14 de Fevereiro, na cidade de Santo Tirso.




, , , , , ,