O dia de descanso está aí à porta mas antes disso, há mais uma maratona, onde vários são os desfechos possíveis, desde os sprinters a ganhar, como nova fuga a triunfar.
Percurso
10 etapas sem dias de descanso já fazem muita mossa e este traçado não ajuda. Uma jornada de média montanha com mais de 210 kms em que as dificuldades estão concentradas na primeira metade. Não há praticamente 1 metro plano e são mais de 3000 de acumulado, o que deverá ser um real desafio para os puros sprinters.
Nenhuma subida é extremamente dura (a mais dura é 3 kms a 6%), mas o acumular das dificuldades pode fazer mossa, até pela quantidade de colinas que não são categorizadas como contagem de montanha. O final em Albi até é acessível, sem subidas nos últimos 20 kms, no entanto os últimos 500 metros empinam a 3% de inclinação.
Tácticas
Vemos esta tirada como uma possível guerra interessante entre as equipas dos puros sprinters e as equipas dos sprinters que passam bem a montanha. Sagan, Matthews, Trentin e Colbrelli, nomeadamente estes 4, vão querer deixar para trás Viviani, Ewan e Groenewegen e isso só é possível caso se faça uma aliança entre as 4 equipas dos sprinters acima mencionados.
Também existe a possibilidade de fuga, caso formações como Bora-Hansgrohe, Mitchelton ou Sunweb coloquem ciclistas na frente vai ser quase impossível para Quick-Step, Jumbo-Visma e Lotto-Soudal não deixaram a diferença crescer de modo a manter os seus sprinters no pelotão. Deverá ser um jogo com margens muito reduzidas.
Favoritos
Este perfil parece assentar que nem uma luva a Peter Sagan, um dia longo com várias subidas, e mesmo que os sprinter puros não fiquem para trás vão sofrer mais nas subidas que Sagan, o que lhe irá conferir uma vantagem na disputa final em Albi.
Caleb Ewan tem aqui um final mesmo à sua medida, no Giro e na Vuelta já triunfou em finais ligeiramente empinados e o “Pokert Rocket” já provou que consegue estar bem no meio de Grandes Voltas. Só tem de sobreviver às dificuldades, e para isso é possível que a equipa se sacrifique toda em prol do seu sprinter.
Outsiders
Michael Matthews costuma sprintar bem no final de um dia duro, veja-se que o australiano foi o melhor dos sprinters no dia em que triunfou Thomas de Gendt, nunca pareceu em grandes dificuldades e depois ganhou o sprint no grupo principal. É bem possível que a Sunweb coloque todas as cartas em cima da mesa para o australiano ganhar.
Sabendo que dificilmente Michael Matthews consegue ganhar ao sprint, a Team Sunweb pode colocar um ciclista na fuga e a melhor opção para amanhã é Soren Kragh Andersen. O escandinavo possui uma excelente ponta final e, para além disso, é muito completo, pelo que um ataque também não é de descartar.
Um ciclista que se transformou de sprinter em gregário/caça-etapas foi Magnus Cort. O dinamarquês é um corredor de grandes vitórias, já tem 3 em Grandes Voltas e geralmente quando entra numa fuga é mesmo para ganhar. Num dia sem grandes perigos para os homens da geral pode ter liberdade por parte da Astana.
Possíveis surpresas
Dos grandes sprinters falta-nos mencionar 3 nomes. Dylan Groenewegen terá muitas dificuldades em passar as colinas, de todos é o mais pesado e o mais poderoso em sprints planos, é improvável, mas não impossível. Elia Viviani tem agora a liderança na equipa e a confiança entre o sprinter italiano e os seus lançadores certamente diminui depois de mais uma leva de críticas por parte de Viviani. Por fim, Matteo Trentin é provável que esteja na discussão, mas parece-nos com menor ponta final que Matthews e Sagan. Dos restantes sprinters uma nota de destaque para Sonny Colbrelli, que parece estar a melhorar com o decorrer da prova. A UAE Team Emirates tem 2 cartas para jogar com Jasper Philipsen e Alexander Kristoff, ambos são competentes na média montanha, enquanto os belgas Greg van Avermaet e Jasper Stuyven quererão uma corrida dura, tal como Giacomo Nizzolo e Michael Matthews. Em relação à fuga olho em Nils Politt, José Gonçalves, Stefan Kung e Toms Skuijns.
Super-Jokers
Os nossos super-jokers são Alberto Bettiol e Andrea Pasqualon.
Tip do dia
Caleb Ewan no pódio -> odd 1,80 (stake 1)
Voltamos a deixar aqui o link do canal Telegram (aplicação que se pode baixar na PlayStore), onde lançaremos live tips durante as etapas caso achemos pertinente. Também outras provas que não tenham acompanhamento na página poderam ter tips.
Link de acesso ao canal de apostas: https://t.me/joinchat/AAAAAEPNkd3AtPPJiZ6gUQ