A Vuelta começou na tarde de hoje com um contra-relógio coletivo na cidadade de Torrevieja e tivemos emoção logo ao primeiro dia. A Astana surpreendeu tudo e todos, realizou uma etapa melhor do que aquilo que se esperava, e completou os 13 400 metros em 14:51 a uma média superior a 54 quilómetros por hora. A equipa cazaque voou em Espanha!
A Deceuninck-QuickStep foi a penúltima equipa a partir e foi a única a ameaçar a vitória da formação de Alexandre Vinokourov, terminando a apenas 2 segundos, sendo que a equipa belga saiu algo prejudicada devido à queda da Team Jumbo-Visma a cerca de 3 quilómetros da chegada. Esta queda levou ao chão, entre outros, Primoz Roglic e Steven Kruijswijk e, ao terem que esperar pelos seus líderes, cederam 40 segundos. Quando a Astana saltou para a liderança bateu o tempo da Team Sunweb por 5 segundos, equipa que terminou em 3º.
Na luta pela geral, a EF Education First de Rigoberto Uran cedeu 7 segundos, a Bora-hansgrohe de Rafal Majka 13, a Movistar de Alejandro Valverde e Nairo Quintana 16 e a Team INEOS de Wout Poels 25. Já diferença consideráveis para Miguel Angel Lopez que sai de Torrevieja com a camisola vermelha vestida.