Emanuel Buchmann foge para a vitória em Maiorca

O segundo dia de competição na ilha de Maiorca começou com uma alteração de percurso devido a um deslizamento de terra na descida do Col Puig Major. Desta forma, a subida mais dura do dia ficou mais longe da meta levando o cenário de corrida fosse outro.



Muitos foram os ataques mas só 4 ciclistas tiveram a oportunidade de ir para a fuga do dia. Eram eles Tom Skuijns, Nicolas Edet, Peio Goikoetxea e Oscar Pelegri, ciclista da Vito-Feirense-PNB a correr pela Selecção Espanhola. O pelotão, maioritariamente liderado pela Movistar, nunca deu mais de 3:30 e a fuga entrou no Col Puig Major com metade dessa diferença e já sem Oscar Pelegri, que tinha caído.

Subida acima foram acontecendo ataques no pelotão, com Simone Petilli, Sergio Samitier, Luis Angel Mate e Ibai Azurmendi a tentar fazer a ponte mas apenas com os 2 primeiros a conseguirem. O novo quarteto manteve-se unido durante toda a subida mas foi já na descida que a situação de corrida se modificou.

Simone Petilli arriscou mais na descida, chegou a ter 30 segundos de vantagem para o grupo perseguidor e 1 minuto para o pelotão mas a cerca de 55 quilómetros do fim já estavam novamente juntos. A Movistar perseguiu e anulou a escapada.



À falta de 24 quilómetros para a meta, os favoritos começaram a atacar com Emanuel Buchmann a ser o primeiro a fazê-lo. O alemão da Bora-hansgrohe ganhou rapidamente 30 segundos e mais ciclistas tentavam sair do pelotão, com destaque para o vencedor de ontem, Jesus Herrada.

Com pouco mais de 5000 metros para a chegada, Buchmann ainda seguia isolado, com 40 segundos para um grupo onde estavam Guillaume Martin, Jurgen Roelandts, Bauke Mollema, Warren Barguil, Tim Wellens e Jesús Herrada.

O alemão aguentou a aproximação do grupo e conseguiu a vitória, chegando isolado à meta. No grupo perseguidor a luta foi pelos restantes lugares do pódio e aí, Wellens sprintou para o 2º lugar, batendo Bauke Mollema, que já ontem tinha sido 3º. Pieter Weening foi 4º e Jesus Herrada 5º.





, , , , , , , ,