O regresso da Vuelta, após o dia de descanso, fez-se a alta velocidade. Todos sabiam da possibilidade da fuga triunar e, como tal, os ataques sucederam-se durante mais de 100 quilómetros! Anarquia totalmente, tentativas por todo o lado até que o pelotão chegou ao sopé de Las Coronas e deixou a fuga formar-se. Quase 30 ciclistas na frente, um mini-pelotão onde se destacavam Jay Vine, Pablo Castrillo, Kevin Vermaerke, Michal Kwiatkowski, Harold Tejada, Bruno Armirail e Junior Lecerf. Este último era o ciclista mais perigoso para a geral, a pouco mais de 4 minutos de Torstein Traeen.
Com isto, o pelotão também não podia abrandar, a Bahrain-Victorious manteve um ritmo elevado e, deste modo, os ataques também não paravam na frente. Javier Romo atacou na contagem de montanha, vários ciclistas juntaram-se ao espanhol da Movistar mas não foi um grupo a entrar junto na subida final. A 18 quilómetros do fim, Alec Segaert decidia partir para um contra-relógio individual, ainda entrou com 45 segundos de vantagem na subida mas esta fez-se dura demais.
Castrillo foi o primeiro a apanhar e ultrapassar Segaert mas Vine, ao seu ritmo, foi ultrapassando os adversários até chegar ao espanhol da Movistar. A 5200 metros do fim, o líder da montanha atacava e partia em solitário para mais uma vitória. Atrás, a UAE Team Emirates endureceu muito a corrida e, ao mesmo tempo que Vine se isolava, João Almeida atacava! O português lançou uma ofensiva forte, respondida prontamente por Vingegaard, Pidcock, Jorgenson e Riccittello. Jorgenson passou para o comando do grupo e reentravam Jai Hindley e Giulio Pellizzari.
Não existiram mais alterações nem movimentações, Vine pedalou para a vitória, a 2ª nesta edição da Vuelta. Castrillo foi 2º a 35 segundos e Romo foi 3º a 1:04, colocando 2 ciclistas da Movistar no pódio. O grupo dos favoritos chegou logo de seguida, a 1:05, com João Almeida a ser 11º. Torstein Traeen terminou a 2:08 e perdeu a camisola vermelha. Vingegaard volta a ser líder da Vuelta, com 26 segundos de vantagem para o norueguês e 38 segundos para Almeida.