Segundo dia do Tour of Oman e logo com a primeira batalha dos homens da classificação geral, com a dura chegada a Qurayyat. Com uma subida de praticamente 4 quilómetros logo a abrir a jornada, os ataques foram muitos na tentativa de estar na fuga do dia. Jeroen Meijers repetiu a presença de ontem, desta vez na companhia de Luca van Boven, Kosuke Takeyama, Frederik Dversnes, Angel Fuentes e Ivan Cobo.



Com 6 ciclistas na frente, o pelotão nunca permitiu que a fuga tivesse mais de 4:30, com Astana e UAE Team Emirates a serem as equipas que mostraram, bem cedo, interesse em perseguir a escapada. A 50 quilómetros do fim, os ciclistas passavam, uma primeira vez pela subida de Qurayyat, com a fuga a partir-se por completo, deixando na frente Boven e Cobo. Este duo permaneceu na frente até aos 6700 metros, pouco antes do início da subida final.

A partir daqui iniciou-se um sprint pelo posicionamento no início da subida, com muitas equipas a lutarem pelas primeiras posições. UAE Team Emirates e BORA-hansgrohe impuseram ritmos fortes nas duras rampas mas tudo se resumiu aos últimos 500 metros, com todos a esperarem pelo sprint final.



Alexey Lutsenko foi o primeiro a lançar o sprint mas ao seu lado vinha Jesus Herrada que com uma aceleração muito forte deixou todos para trás. O espanhol esteve fabuloso e, com uma ponta final muito superior, conquistou a vitória na etapa e, também, a liderança do Tour of Oman. Maxim van Gils foi 2º e Diego Ulissi 3º, ambos com o mesmo tempo de Herrada. Daqui para trás existiram pequenos cortes, com diferenças que podem vir a ser importantes para a classificação geral.

By admin