A principal notícia desta manhã foi o abandono de Cian Uijtdebroeks devido a doença, o jovem belga era o actual líder da classificação da juventude, símbolo que passou agora para Antonio Tiberi e veio agudizar ainda mais o problema de quedas, lesões e doenças da Visma-Lease a Bike, deixando também a formação holandesa reduzida a 4 elementos neste Giro. Em declarações antes da etapa começar alguns ciclistas mencionaram que há um vírus neste momento a circular no pelotão, prova disso têm sido os muitos abandonos, hoje para além de Uijtdebroeks também Stefano Oldani e Louis Barré deixaram a competição.
Com ausências no alinhamento, tanto a Cofidis, como a Visma-Lease a Bike puseram-se ao ataque, lançando Thomas Champion, Tim van Dijke e Edoardo Affini para a fuga. Desta vez o pelotão mostrou que aprendeu com os erros, não forçou o ritmo na parte mais montanhosa e reservou energias para controlar a escapada à distância na parte rolante, Lidl-Trek, Soudal-Quick Step e Jayco faziam a maior parte da perseguição. Milan dilatou ainda mais a diferença para Groves na classificação por pontos e Geraint Thomas somou 2 segundos de bonificação numa altura em que a fuga já tinha sido alcançada.
Andrea Piccolo ainda tentou a sua sorte a 20 kms da meta, foi rapidamente anulado e uma queda mandou ao chão 3 corredores, sem grandes consequências. A partir daí começou a luta pelo posicionamento, com equipas dos sprinters e dos ciclistas da geral à mistura. A Ineos voltou a entrar muito bem colocada na parte mais técnica e a partir daí a Jayco assumiu boa parte do lançamento. Foi a Alpecin a liderar no quilómetro final e depois a Soudal a lançar Tim Merlier muito bem. O belga ficou na frente um bocadinho cedo demais e não conseguiu aguentar a carga final de Jonathan Milan, que assim somou a segunda vitória neste Giro, diante de Tim Merlier e Kaden Groves. Posteriormente, Merlier viria a ser relegado devido a um desvio realizado no sprint final.
Infelizmente houve uma queda a envolver Fabio Jakobsen, Tobias Lund Andersen e Madis Mihkels. Não houve diferenças entre os melhores da classificação geral.