Michael Woods conquista Thyon 2000 e sobe à liderança do Tour de Romandie

Etapa rainha da Volta a Romandia deste ano, um dia que começou mais cedo do que o previsto devido ao mau tempo que se estava previsto para a subida de Thyon 2000 mais perto da hora inicial de final de etapa. O pelotão arrancou duas horas antes e a chuva e o frio voltaram a marcar presença.



Após bastante luta pela presença na fuga, esta só se deu passados mais de 10 quilómetros e depois da primeira contagem de montanha do dia. Kobe Goossens voltava a estar na frente, tal como ontem, desta vez acompanhado por Magnus Cort, Josef Cerny, Mads Wurtz, Simon Pellaud, Simone Petilli e Matthew Holmes.

Com muita dureza ao longo do dia, a Movistar deixou a fuga ganhar bastante tempo mas, de forma natural, a vantagem foi diminuindo com o aproximar da subida final para Thyon 2000. Mesmo assim, a escapada entrou com quase 6 minutos de vantagem para o pelotão sempre comandado pelo Movistar.

A seleção fez-se na frente, primeiro Cort e Petilli e depois só o dinamarquês sozinho na frente, à falta dos últimos 10 quilómetros. Entre os favoritos, ninguém se mexeu até aos 6500 metros finais, quando Marc Soler esboçou um ataque, prontamente fechado por Rohan Dennis. O grupo dos favoritos estava cada vez mais reduzido.



Lucas Hamilton tentou primeiro, Michael Woods e Ben O’Connor seguiram o australiano mas foi o canadiano da Israel StartUp-Nation quem conseguiu ganhar alguma vantagem e, a 3900 metros da chegada, chegava à frente de corrida onde estava Petilli que, poucos metros antes, tinha ultrapassado Cort.

No meio do nevoeiro, Geraint Thomas chegava-se à frente a cerca de 2 quilómetros da chegada e trabalhou sempre até aos derradeiros metros. Quando os dois já estavam em pleno sprint e lado a lado, a cerca de 50 metros da chegada, Thomas caía, o que deixava Woods com caminho livre para a vitória em etapa! O’Connor ainda foi 2º a 17 segundos e Thomas apenas 3º a 21, depois de tanto esforço.



Marc Soler foi 9º a 53 segundos e perdeu a camisola amarela para Woods que, agora, lidera com 11 segundos para Thomas e 21 para O’Connor. Rui Costa foi 14º na etapa, a 3 minutos.

, , , , , , , ,