Mundiais de Pista começam hoje em Roubaix: o calendário e as provas dos portugueses

Depois do grande sucesso dos Campeonatos da Europa de Pista para Portugal, com várias medalhas conquistadas, a delegação nacional parte para Roubaix com muita confiança e ambição redobrada. O objectivo mínimo, segundo o seleccionador Gabriel Mendes, é o top 12, que permite somar pontos para o Ranking UCI e subir lugares tendo em vista também o próximo apuramento olímpico. Para isso os escolhidos para tentar brilhar no velódromo foram Maria Martins, Iúri Leitão, Rui Oliveira e João Matias.




Na prática os Mundiais até já começaram, esta manhã será ocupada por algumas qualificações, nomeadamente as perseguições por equipas. Maria Martins será a primeira representante portuguesa em pista, pelas 19h, na corrida de Scratch. A corredora lusa irá alinhar com o dorsal 44 e terá pela frente 20 rivais, muitas delas já bem conhecidas de outras competições.

Maria Martins, a única representante feminina de Portugal nestes Mundiais, terá uma agenda bem preenchida, já que amanhã irá correr a corrida de eliminação, com final prevista para as 20h. Dia 22 é tempo para o Omnium, uma prova com 4 corridas distintas, onde se soma pontos para a classificação geral, uma disciplina olímpica. Veremos se a corredora lusa não acusa o desgaste de 4 provas em 5 dias, visto que vai fechar os Mundiais dia 24 com a corrida por pontos, num último dia em que os portugueses só correm da parte da manhã.




Os homens vão para a pista apenas dia 21, com Rui Oliveira a estrear-se no Scratch, uma prova em linha onde, na ausência de voltas de avanço, conta apenas a ordem de passagem na meta, a final é pelas 19h. Dia 22 Iúri Leitão e João Matias vão testar-se na perseguição individual, uma disciplina que não correm muito internacionalmente, sendo que Iúri Leitão também vai participar no Omnium, que começa na manhã de dia 23. Como não há 2 sem 3, Iúri Leitão vai unir esforços com Rui Oliveira para o Madison, numa das últimas corridas destes Campeonatos do Mundo.

 

Atualização: Foi diagnosticada uma pequena lesão a Maria Martins pelo que a portuguesa não era competir no Scratch (hoje) e Eliminação (amanhã). Maria Martins será acompanhada pelo diretor clínico da Federação e é esperado o regresso no concurso de Omnium, o seu grande objetivo nestes Mundiais.

 

Foto: FPC

, , , , , , , ,