A off-season costuma ser profícua em muitas notícias e, para além das muitas transferências anunciadas, os principais jornais costumam fazer o seu trabalho de casa e, posteriormente, divulgar os números da temporada. No dia de hoje, o jornal francês L’Equipé publicou um artigo onde revelou os orçamentos das 22 equipas presentes no último Tour de France.
Desde há muitos anos que o primeiro lugar desta lista vem sendo ocupado pela mesma equipa, e em 2022 não voltou a ser exceção. A INEOS Grenadiers ocupa o primeiro lugar da tabela, com um orçamento de 46 milhões de euros, uma brutalidade quando comparado com outras equipas do World Tour!
A UAE Team Emirates, de Tadej Pogacar e companhia, aparece em 2º lugar, com 35 milhões de euros orçamentos, menos 11 milhões que a equipa de Dave Brailsford! O pódio fica completa pela Jumbo-Visma, a vencedor da Volta a França com Jonas Vingegaard, com um bolo de 25 milhões anuais. Só os 3 lugares do pódio estão separados por 21 milhões de euros e a INEOS tem, praticamente, o dobro do orçamento da formação neerlandesa!
O top-5 fica completo com duas equipas francesas, AG2R Citroen e Groupama-FDJ, com 23 e 20 milhões de euros respetivamente. Comparado com outros plantéis podem parecer orçamentos muito elevados, no entanto a grande carga fiscal em França faz elevar muito os custos das equipas em reter nas suas fileiras os melhores atletas.
Vários são os destaques que podemos mencionar, uns pela positiva e outros pela negativa. Pelos “pequenos” orçamentos que têm ao seu dispor, formações como Jumbo-Visma, Alpecin-Deceuninck ou Intermarché-Wanty realizaram temporadas de sonho, com grandes resultados nas principais provas do calendário internacional. Já pela negativa, destacamos, principalmente, Israel-Premier Tech e Team DSM, equipas com elevados orçamentos e que tiveram uma temporada muito discreta, com destaque para a formação israelita, o que levou à sua descida.
Também é notório que não é preciso ter o estatuto World Tour para ter um bom orçamento, já que Alpecin-Deceuninck, Arkea-Samsic e TotalEnergies têm orçamentos superiores a diversas equipas do escalão máximo. A exceção é a B&B Hotels-KTM, equipa que está a preparar um forte investimento para 2023.
Orçamentos das equipas presentes no Tour de France 2022:
- INEOS Grenadiers – 46 milhões de euros
- UAE Team Emirates – 35 milhões de euros
- Jumbo-Visma – 25 milhões de euros
- AG2R Citroen – 23 milhões de euros
- Groupama-FDJ – 20 milhões de euros
- Movistar Team – 20 milhões de euros
- Team DSM – 20 milhões de euros
- BORA-hansgrohe – 19 milhões de euros
- Bahrain-Victorious – 18 milhões de euros
- QuickStep-Alpha Vinyl – 18 milhões de euros
- Israel-Premier Tech – 16 milhões de euros
- Alpecin-Deceuninck – 15 milhões de euros
- Cofidis – 15 milhões de euros
- Astana Qazaqstan – 14 milhões de euros
- Lotto Soudal – 14 milhões de euros
- Trek-Segafredo – 14 milhões de euros
- Team Arkéa-Samsic – 13 milhões de euros
- TotalEnergies – 13 milhões de euros
- Team BikeExchange-Jayco – 10 milhões de euros
- EF Education-EasyPost – 10 milhões de euros
- Intermarché-Wanty-Gobert – 10 milhões de euros
- B&B Hotels-KTM – 7,5 milhões de euros