Primeiro de dois dias decisivos nesta Vuelta com um início muito rápido, com várias tentativas de fuga mas sempre com a Movistar a anular qualquer escapada. Michal Kwiatkowski, Simon Clarke e Amanuel Ghebreigzabhier chegaram a ter 1 minuto de vantagem mas não duraram muito na frente, sendo alcançados com 55 quilómetros percorridos.

Os ataques continuaram e foi preciso esperar algum tempo até se ter nova fuga, desta vez com Tom Van Asbroeck, Jonathan Castroviejo e Benjamin Thomas. Van Asbroeck esteve pouco tempo na frente, deixando a frente de corrida reduzida a 2 elementos. 2 minutos foi a vantagem máxima que a Movistar deu ao duo da frente.

A cerca de 30 quilómetros do final, a Movistar chegou a provocar cortes no pelotão, com o camisola vermelha a estar no pelotão, no entanto os vários grupos que se tinham formado voltaram a juntar-se, voltando a acalmia no pelotão.

Mal se entrou na subida final, a fuga era alcançada e a Movistar começava a aumentar o ritmo, sendo que pouco depois passou a ser a LottoNL-Jumbo. A 13 quilómetros da chegada, Quintana atacava levando consigo George Bennett e Steven Kruijswijk. Pouco depois, Bennett ficava mas Thibaut Pinot atacava no pelotão, chegando rapidamente à frente.

De seguida, foi Simon Yates a atacar e a chegar á frente, reduzindo uma diferença de 15 segundos em poucas centenas de metros. A 8300 metros da chegada, Quintana abria para o lado, não aguentando o ritmo da frente.

O colombiano ficou para trás e começou a trabalhar para Valverde mas a vantagem já era de 1 minuto. Entretanto, tinham sido do grupo Wilco Kelderman e Tony Gallopin. Na frente, era quase sempre Simon Yates a impor o ritmo, vendo a diferença aumentar.

À entrada do quilómetro final, Kruijswijk cedia na frente e no grupo perseguidor ficavam apenas Uran, Lopez e Mas, isto depois de já terem ultrapassado Kelderman e Gallopin. Valverde começava a ceder tempo precioso.

No final, foi apenas uma questão formal, Yates deixou tudo na estrada para ganhar tempo e quando viu que estava na hora Pinot arrancou para a 2ª vitória nesta Vuelta. Yates chegou a 5 segundos, Kruijswijk a 13, Uran, Lopez e Mas a 52 e a 1:13 Alejandro Valverde. Na geral, Simon Yates é cada vez mais líder, agora com 1:38 de vantagem para Valverde e 1:58 para Kruijswijk.

By admin