Ouro na pista! Rui Oliveira campeão europeu de Scratch!

Ao terceiro dia de Europeus de Pista, em Grenchen, na Suíça, Portugal conquistou a terceira medalha e desta vez ouviu-se mesmo o hino nacional num país que tantos emigrantes portugueses tem. Foi o primeiro título destes Campeonatos da Europa, depois das pratas de João Matias e Iuri Leitão.




Rui Oliveira alcançou a glória na prova de Scratch, dias depois de participar no épico Paris-Roubaix. Depois de cumpridas as 60 voltas, 15 quilómetros à pista de 250 metros em terras helvéticas, foi o corredor português a subir ao lugar mais alto do pódio. O ciclista da UAE Team Emirates deu uma volta ao restante pelotão na companhia do holandês Vincent Hoppezak e na parte final resistiu à concorrência do ciclista dos Países Baixos, numa corrida que teve uma média alucinante de 54,643 km/h.

Maria Martins também marcou presença hoje da prova de Omnium, um evento de regularidade composto por 4 corridas. O dia começou com o Scratch, onde a portuguesa somou alguns pontos graças ao 6º posto, após as 30 voltas à pista Katie Archibald bateu Rachele Barbieri, com Maria Martins a ficar às portas do top 5. Na 2ª prova a corredora lusa obteve o 8º lugar, mantendo-se na luta pelas medalhas, mas na corrida de eliminação não foi feliz, foi das primeiras a ser eliminada e caiu para fora do top 10 na classificação geral a faltar a corrida por pontos.




Maria Martins não logrou conseguir recuperar na corrida por pontos, manteve os 60 pontos que trazia e terminou a prova na 12ª posição a nível global. Aproveitamos para parabenizar Rui Oliveira e a Federação Portuguesa de Ciclismo por mais um marco na história do ciclismo nacional.

 

, , , , , ,