Após muito se escrever sobre o assunto é oficial: Rohan Dennis já não é ciclista da Bahrain-Merida! Num curto comunicado deixado no seu site, a equipa árabe anunciou que terminou o seu contrato com o ciclista australiano no dia 13 de Setembro no entanto só anunciou tal notícia no dia de hoje, de forma a não perturbar a preparação e participação de Dennis nos Campeonatos do Mundo.
Tudo começou no dia 18 de Julho quando, misteriosamente, Rohan Dennis abandonou durante a etapa 12 do Tour de France, a anterior ao contra-relógio individual onde, com toda a certeza, o australiano era o grande favorito. Ora, não informando ninguém que iria abandonar a prova, o verniz começou a estalar. Dennis não estava contente com o material fornecido pela equipa e, é verdade, pela análise dos resultados, que nunca se adaptou da melhor forma à bicicleta Merida, pois apenas conseguiu uma vitória durante toda a temporada, no prólogo do Tour de Romandie.
Desde esse episódio que Rohan Dennis não correu mais com o equipamento da sua equipa, pelo qual assinou no final de 2018 por duas temporadas. Iniciou a sua preparação para os Mundiais e, na passada quarta-feira, para a prova de contra-relógio individual apareceu sem a bicicleta Merida mas sim com uma bicicleta BMC, da sua antiga equipa, toda ela com os vários logótipos tapados.
Foi com esta marca de bicicletas que o australiano de 29 anos conseguiu as suas maiores vitórias da carreira e, mais uma vez, voltou a conquistar o título mundial. A situação já era estranha mas ainda mais ficou uma vez que antes, durante e após a prova, a Bahrain-Merida nunca se pronunciou sobre a participação e o título alcançado pelo seu ciclista. Começaram a surgir rumores ainda mais fortes que foram confirmados depois do término da prova de estrada de hoje, com a equipa árabe a comunicar o óbvio. Para juntar ainda mais lenha a toda esta fogueira, no dia de hoje, Rohan Dennis voltou a correr com a bicicleta BMC mas desta vez com os logótipos todos visíveis, um sinal de que estava mesmo de saída da Bahrain-Merida.
Uma novela com vários capítulos que durou pouco mais de dois meses! Rohan Dennis deixa a Bahrain-Merida menos de um ano após ter chegado. Equipas interessadas no bi-campeão do Mundo de contra-relógio não devem faltar, resta saber qual vai ser a equipa que o australiano vai escolher, numa altura em que muitos dos plantéis começam a estar fechados para 2020.