A temporada não está a correr nada bem à Team Sunweb, a equipa passou relativamente despercebida nas clássicas e a queda e consequente abandono de Tom Dumoulin na etapa 4 do Giro deixou um vazio que Sam Oomen nem sequer esboçou preencher. Não fosse o triunfo de Chad Haga na última etapa e teria sido um rotundo falhanço.
Com Tom Dumoulin fora do Tour e a equipa a apostar tudo agora em caçar etapas, nomeadamente com Michael Matthews, a imprensa holandesa reportou ontem e hoje que Tom Dumoulin poderá não estar com a Team Sunweb a partir deste ano, apesar de ter contrato até 2021. As relações entre a equipa e o ciclista já foram bem melhores e a recuperação falhada para o Tour, que levou a uma segunda operação cirúrgica levou a uma quebra de confiança.
Para além disso as saídas dos fieis escudeiros de Tom Dumoulin, Laurens Ten Dam e Simon Geschke, para a CCC Team deixaram o holandês bastante descontente, já que a Sunweb não fez de tudo para os manter no projecto no entender de Dumoulin e os reforços para a montanha (Robert Power, Nicholas Roche e Jan Bakelants) não estão a render o esperado.
O destino apontado pelo diário “AD” para Dumoulin é a Jumbo-Visma, o que na teoria faz sentido, pois teríamos um grande líder holandês numa equipa holandesa. No entanto a Jumbo-Visma já mostrou que não faz parte da política base da equipa fazer este tipo de contratações sonantes, prefere claramente trabalhar o talento desde cedo, moldando os ciclistas. Para além disso não vemos a Jumbo-Visma com recursos financeiros para “romper” o contrato de Dumoulin, que vigora até 2021, e a formação holandesa já tem líderes como Steven Kruijswijk e Primoz Roglic, a par do projecto Wout van Aert para as clássicas. De recordar que Kittel saiu a Sunweb para a Quick-Step e Bernal da Androni para a Team Sky mesmo tendo contratos de longa duração.
O “De Telegraaf” menciona que há mais equipas interessadas em Dumoulin, nomeadamente a Team Ineos, a Team Total Direct Energie, a UAE Team Emirates e a CCC Team. Deste lote claramente as 2 últimas fazem mais sentido, pois têm os recursos financeiros e a necessidade de encontrar grandes líderes para 2020. À mesma publicação Tom Dumoulin referiu hoje que “para já uma mudança de equipa está fora de planos”.
Pessoalmente não nos admiraria que esta fosse uma forma de Dumoulin “puxar as orelhas” à equipa, pressionando para que 2020 decorresse sem grandes falhas, até porque Dumoulin sente que aos 28/29 anos está na fase crucial da carreira. Desta maneira a Team Sunweb está mesmo obrigada a acertar no planeamento e contratações para a próxima temporada. Caso isso não aconteça o seu grande líder pode estar mesmo de saída.