Esta sexta-feira marcou o início de mais uma edição do GP Abimota. 185,8 quilómetros entre Proença-a-Nova e Anadia a abrir as hostilidades, numa etapa estilo rompe pernas, com um terreno complicado durante todo o dia. Com isto, e com uma etapa feita a grande velocidade, com muitos ataques e sem uma fuga consolidada, o pelotão foi ficando cada vez mais reduzido e foi um ataque em dupla a resultar.
Afonso Silva e Jesús David Peña distanciaram-se da concorrência e chegaram isolados à meta em Anadia, celebrando o triunfo do ciclista português. Um grande dia para a AP Hotels & Resorts-Tavira-SC! Tiago Antunes e Hugo Nunes foram os mais diretos perseguidores, terminando a 25 segundos. Na geral, Afonso Silva é líder com 4 segundos de vantagem para Peña e 31 para Antunes.
A equipa algarvia domina as classificações secundárias, já que Afonso Silva também lidera os pontos e a montanha e Peña as metas volantes. João Matias lidera as metas autarquias e Lucas Lopes a juventude. Amanhã, a 2ª etapa será feita em torno da cidade de Vouzela, com partida e chegada junto da Câmara Municipal, num dia marcado por três contagens de montanha de terceira categoria.
