Dia final do Giro d’Itália 2025, dia de consagração para Simon Yates como vencedor final da competição, depois da remontada épica de ontem. Depois de um início calmo, o tradicional para as fotos finais com os vencedores das classificações, entre outros, o pelotão entrou no circuito final de Roma e surgiram os ataques. Josef Cerny, Alessandro Verre, Enzo Paleni, Michael Hepburn, Andrea Pietrobon e Martin Marcellusi foram os fugitivos da última etapa, um grupo que teve rédea curta por parte do pelotão.
Visma | Lease a Bike, Alpecin-Deceuninck, Tudor e Picnic PostNL queriam uma chegada ao sprint e conseguiram esse objetivo, apesar da muita luta dada, principalmente, por Cerny, apanhado apenas a 5900 metros do fim. Os comboios começavam a chegar-se à frente, muitos toques e encostou mas foi a Visma | Lease a Bike a ler melhor a corrida, aparecendo ainda antes do quilómetro final. Edoardo Affini preparou o caminho, liderou praticamente 1 quilómetro, fazendo uma aproximação de luxo.
Wout van Aert fez o lançamento já na reta da meta, um lançamento de manual que Olav Kooij culminou com a vitória em etapa, a segunda nesta edição do Giro. Kaden Groves e Matteo Moschetti completaram o pódio do dia. Dia de festa a dobrar para a equipa neerlandesa, com Kooij a vencer a etapa e Yates a confirmar a geral, conquistando a segunda Grande Volta da carreira. Mads Pedersen venceu os pontos, Lorenzo Fortunato a montanha, Isaac del Toro a juventude e a UAE Team Emirates foi a melhor equipa.