Primeiro dia de Campeonatos da Europa 2026, com a Eslovénia a ser o epicentro do ciclismo europeu nos próximos dias. Pela manhã, as sub-23 femininas deram o tiro de partida para a edição deste ano dos Europeus, num percurso com 88 kms e 4 voltas ao circuito de Šenčur. Nienke Vinke e a campeã do Mundo Viktória Chladoňová foram as mais fortes a subir mas este duo só foi a tempo de apanhar Mara Winter e Megan Arens no final da última subida do dia.

Sem ataques, e mesmo com duas neerlandesas no grupo, o título europeu decidiu-se ao sprint e tivemos surpresa! Mara Winter foi a mais rápida e, num sprint muito renhido, superou Vinke e Chladoňová para conquistar a vitória mais importante da sua curta carreira. Raquel Dias e Emília Baía foram as representantes nacionais, terminaram a prova mas chegaram fora do tempo limite.



Pela tarde, foi a vez dos sub-23 masculinos se fazerem à estrada, numa prova com praticamente 142 kms e 3 voltas ao circuito final. Numa jornada bastante animada e cheia de ataques, os atacantes também foram recompensados. Héctor Álvarez atacou antes da última subida, foi apanhado mesmo no topo por Max Bocl, Niels Drisen e Jan Michal Jackowiak mas mesmo antes da descida voltou ao ataque e desta vez para não ser mais apanhado.

O jovem espanhol fez um solo final de 12 kms rumo ao título europeu, um prémio merecido para um dos grandes talentos da sua geração, depois de ter sido 2º nos Mundiais de Montreal. Jackowiak e Drisen completaram o pódio da prova, com Daniel Moreira a ser o melhor representante nacional, ao terminar em 9º a 49 segundos, no grupo que discutiu o 5º lugar. Daniel Lima foi 55º a 6:06, Gabriel Baptista 66º a 10:17 e Rafael Barbas 84º a 10:25. Noah Campos e Rúben Rodrigues não terminaram a prova.

By admin