A partir desta semana começamos com uma série de artigos semanais que serão publicados Domingo à noite ou Segunda-Feira de manhã onde iremos fazer um resumo das provas que irão decorrer em cada semana, com datas, transmissões e uma pequena descrição de cada competição. Iremos também mencionar em que provas estão previstas a participação de ciclistas portugueses e que corridas iremos acompanhar diariamente com resumos aqui na página.
Dos campeonatos nacionais da Nova Zelândia e da Austrália já só falta o nacional de contra-relógio na Austrália. Nos elites masculinos o percurso será de cerca de 41 quilómetros e Rohan Dennis parte como grande favorito, depois de neste mesmo percurso ter triunfado há 1 ano por 1:08 sobre Luke Durbridge e 1:44 sobre Richie Porte. Se tudo correr como esperado Dennis terá uma vitória relativamente fácil, com os restantes lugares do pódio a serem discutidos, de forma previsível por Luke Durbridge, Cameron Meyer e Callum Scotson.
Antes dos elites masculinos também sairão para a estrada os sub-23 e as elites femininas. Em 2018 Katrin Garfoot foi a campeã no percurso de 29,5 kms, à frente de Lucy Kennedy. A Mitchelton-Scott tentará recuperar este título.
Quanto a provas U.C.I, esta semana vamos ter já 2 a começar. Dia 10 arranca o Santos Tour Down Under feminino, uma corrida de 4 dias onde uma das maiores dificuldades para as ciclistas será o temível Verão australiano. O palco de todas o Mengler Hill, uma subida que coincide com o final da 2ª etapa e que tem 2,8 kms a 6,7%. A 3ª jornada terá também o complicado circuito em Stirling, que a competição masculina costuma passar.
A Mitchelton-Scott tem uma das maiores favoritas, a ciclista da casa, Amanda Spratt, mas a concorrência é de peso, com algumas das melhores equipas do Mundo presentes. Para a classificação geral destacamos nomes como Elisa Longo Borghini, Ashleigh Moolman, Arlenis Sierra e, eventualmente uma outra ciclista da Trek-Segafredo, casos de Taylor Wiles ou Ruth Winder. Atenção ainda às equipas australianas com Lauren Kitchen e Amy Cure. O Santos Tour Down Under marca também o início da temporada de competição para a campeã nacional Daniela Reis, na Doltcini – Van Eyck Sport.
Na Venezuela temos a Vuelta a Tachira, competição do nível 2.2 UCI, que começa dia 11 e acaba dia 18. Ainda não é conhecida a lista de participantes.
Em Portugal teremos no próximo Domingo o Campeonato Nacional de Ciclocrosse, em Marrazes, com os escalões de Masters, Cadetes, Juniores, Sub23 e Elites, todos em competição. Por fim, na pista haverá os 6 dias de Bremen, da categoria CL1, entre 10 e 15 de Janeiro.
Foto: João Fonseca